A importância da escuta do sofrimento na formação e nas práticas de cuidado em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30.15531

Palavras-chave:

escuta, sofrimento, cuidado, profissionais de saúde, psicanálise

Resumo

O presente  trabalho parte da premissa de que é necessário que consideremos a relevância e a pertinência da categoria conceitual de sofrimento para a sustentação da escuta nas práticas de cuidado em saúde, desde uma perspectiva psicanalítica, uma vez que tem ficado claro para nós que o modo pelo qual um profissional de saúde concebe o sofrimento condiciona o modo de cuidar (ou não cuidar) dele. Objetivo geral: descrever e analisar quais operadores conceituais são fundamentais e funcionam como norteadores para a abordagem do sofrimento nas instituições de saúde, especialmente em situações que exigem do profissional clareza e assertividade para intervir, visando ao aprimoramento das práticas de cuidado em saúde, em três vertentes, necessariamente interligadas: a vertente clínica, a vertente institucional e a vertente da formação de profissionais da saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Lívia Tourinho Moretto, Universidade de São Paulo

    Psicanalista, Professora Titular e Chefe do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa “Psicanálise, Saúde e Instituição” do IPUSP. Editora-Chefe da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Membro do Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica” da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2024-02-02

Edição

Seção

Dossiê - Psicanálise, educação, subjetividade e ética em tempos neoliberais

Como Citar

A importância da escuta do sofrimento na formação e nas práticas de cuidado em saúde. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15531, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.15531. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15531. Acesso em: 15 out. 2025.