O percurso formativo do professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15653Palavras-chave:
Docência, Educação Física, Educação de Jovens e AdultosResumo
O presente estudo buscou compreender como o processo de construção histórica do professorado de Educação Física direciona-os para a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Participaram da pesquisa dois professores de Educação Física da Rede Pública Municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. Para a produção de informações, a pesquisa lançou mão de entrevistas. Entendemos que os os contextos que levam esses professores à EJA são diversos, variando entre a necessidade de cumprir a carga horária prevista para professores ingressantes e a complementação da renda defasada, demonstrando a ausência de critérios objetivos para a designação de professores a essa modalidade. Essas condições indicam um descompromisso das políticas de formação com as especificidades da EJA, impactando negativamente o desenvolvimento pedagógico nessa área. Além disso, observou-se que a intensificação do trabalho e a precarização das condições laborais contribuem para uma prática docente fragmentada e desalinhada com os princípios emancipatórios da EJA, o que pode comprometer a qualidade do ensino oferecido.
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