Entre lendas fluviais e urbanas
uma proposta com a Sequência Didática de Gêneros (SDG) no Ensino Fundamental - Anos Finais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15657Palavras-chave:
lenda, produção de texto, anos finaisResumo
Este artigo apresenta uma proposta de leitura e produção de texto cujo objetivo é analisar o desenvolvimento de uma Sequência Didática voltada para o desenvolvimento das capacidades de linguagem com o gênero lenda no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa-interpretativa, que utiliza como objeto de análise amostral as produções dos estudantes em duas turmas do 9º Ano – em uma escola pública municipal (Sertão) e outra da rede estadual (Agreste) de Pernambuco. A metodologia utilizada é a Sequência Didática de Gêneros (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). O objeto de análise foram os textos produzidos pelos estudantes, considerando as características do gênero em estudo como narratividade, textualidade e aspectos do fabuloso. Partindo da situação inicial, após a análise dos resultados das atividades, os professores autores desta pesquisa destacam a contribuição do estudo do gênero lenda para a autonomia, fruição e criticidade dos estudantes participantes.
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