Entre lendas fluviais e urbanas

uma proposta com a Sequência Didática de Gêneros (SDG) no Ensino Fundamental - Anos Finais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15657

Palavras-chave:

lenda, produção de texto, anos finais

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de leitura e produção de texto cujo objetivo é analisar o desenvolvimento de uma Sequência Didática voltada para o desenvolvimento das capacidades de linguagem com o gênero lenda no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa-interpretativa, que utiliza como objeto de análise amostral as produções dos estudantes em duas turmas do 9º Ano – em uma escola pública municipal (Sertão) e outra da rede estadual (Agreste) de Pernambuco. A metodologia utilizada é a Sequência Didática de Gêneros (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). O objeto de análise foram os textos produzidos pelos estudantes, considerando as características do gênero em estudo como narratividade, textualidade e aspectos do fabuloso. Partindo da situação inicial, após a análise dos resultados das atividades, os professores autores desta pesquisa destacam a contribuição do estudo do gênero lenda para a autonomia, fruição e criticidade dos estudantes participantes. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Pereira de Barros, UPE

    Professor da Rede Estadual de Pernambuco. Membro do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (UPE). Discente do PROFLETRAS - Rede Nacional - Campus Garanhuns (UPE).

  • Edna Silva Vasconcelos Marques, UPE

    Professora da Rede Estadual de Pernambuco. Professora da Rede Municipal de Ensino de Orocó - PE. Membro do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (UPE). Discente do PROFLETRAS - Rede Nacional - Campus Garanhuns (UPE)

  • Geam Karlo-Gomes, UPE

    Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns). Líder do ITESI/ CNPq  - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas . Coordenador do Lali & TIC - Laboratório de Linguagens Tecnologias, Imaginário e Imaginação Criativa (UPE). 

  • Isaac Itamar de Melo Costa, UPE

    Professor do Programa de Mestrado em Letras da Universidade de Pernambuco (PROFLETRAS - UPE). Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa Oficinas de Análise do Discurso: conceitos em movimento e um dos coordenadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso Pecheutiana (GepAD/UPE).

  • Emmanuella Farias de Almeida Barros, UPE

    Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Professora Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE) com período de Doutorado Sanduíche em Lyon (França) na Université Lumière Lyon 2. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e do Grupo de Estudos em Alfabetização, Práticas Docentes e Formação de Professores (GEALPRAFOR). 

Downloads

Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Entre lendas fluviais e urbanas: uma proposta com a Sequência Didática de Gêneros (SDG) no Ensino Fundamental - Anos Finais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15657, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15657. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15657. Acesso em: 15 out. 2025.