Definições de exclusão digital na educação e estratégias de enfrentamento
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15684Palavras-chave:
barreiras digitais, inclusão digital, tecnologias, Ensino Remoto EmergencialResumo
Este artigo apresenta os achados de uma Revisão Sistemática de Literatura que se propôs a analisar definições de “exclusão digital” em uma amostra das produções acadêmicas referentes ao Ensino Remoto Emergencial e estratégias para seu enfrentamento naquele período, considerando que a expressão na literatura é recorrente, mas pouco conceituada. A análise de conteúdo foi realizada a partir de categorias a priori em vinte artigos publicados em periódicos entre os anos de 2020 e 2022. Os achados apontam que "exclusão digital" é definida em apenas três trabalhos e seria decorrência de outras formas de exclusão e desigualdades. As estratégias para combater a exclusão digital apenas teriam mitigado as consequências daquele período, tais como o uso de materiais impressos, transmissões de aula por TV aberta, doações de dispositivos digitais, distribuição de acesso gratuito à Internet e disponibilização de espaços para uso de computadores e conexão. Os estudos analisados sugerem que a superação efetiva da exclusão digital requer esforços contínuos e de longo prazo.
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