Definições de exclusão digital na educação e estratégias de enfrentamento

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15684

Palavras-chave:

barreiras digitais, inclusão digital, tecnologias, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este artigo apresenta os achados de uma Revisão Sistemática de Literatura que se propôs a analisar definições de “exclusão digital” em uma amostra das produções acadêmicas referentes ao Ensino Remoto Emergencial e estratégias para seu enfrentamento naquele período, considerando que a expressão na literatura é recorrente, mas pouco conceituada. A análise de conteúdo foi realizada a partir de categorias a priori em vinte artigos publicados em periódicos entre os anos de 2020 e 2022. Os achados apontam que "exclusão digital" é definida em apenas três trabalhos e seria decorrência de outras formas de exclusão e desigualdades. As estratégias para combater a exclusão digital apenas teriam mitigado as consequências daquele período, tais como o uso de materiais impressos, transmissões de aula por TV aberta, doações de dispositivos digitais, distribuição de acesso gratuito à Internet e disponibilização de espaços para uso de computadores e conexão. Os estudos analisados sugerem que a superação efetiva da exclusão digital requer esforços contínuos e de longo prazo.

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Biografia do Autor

  • Caroline Gomes Pirajá, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

    Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), com pesquisa focada em "Definições de Exclusão Digital e Seu Enfrentamento na Educação Durante o Ensino Remoto Emergencial". Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2013 e especializada em Psicopedagogia Clínico-Institucional pela Escola Superior Aberta do Brasil em 2018. Atualmente, exerce a função de professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

  • Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

    É Doutora e Mestra em Educação pela USP. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. Líder do grupo Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec/CNPq).

  • Roberto Cardoso Freire da Silva, Universidade Estácio de Sá

    Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA (PPGE/UNESA), com Período de Doutorado Sanduíche (SWE) na Arizona State University (ASU). Nos últimos anos, vem se dedicando à pesquisa sobre a Formação Ética de Profissionais da Computação, frente à expansão da Inteligência Artificial na Sociedade de Dados (CAPES/PROSUP), bem como às Tecnologias de Apoio à Educação Inclusiva pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/NuTa).

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Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Definições de exclusão digital na educação e estratégias de enfrentamento: uma revisão sistemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15684, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15684. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15684. Acesso em: 15 out. 2025.