Desafios para operar o ensino colaborativo no contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15764

Palavras-chave:

Coensino, Educação Especial, Inclusão

Resumo

O ensino colaborativo na perspectiva inclusiva realiza um papel essencial na promoção da igualdade no ambiente educacional e social. Este estudo examina de forma abrangente a literatura existente sobre o ensino colaborativo na perspectiva inclusiva, visando compreender as práticas predominantes e identificar lacunas no contexto educacional. Realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, com fontes de busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a análise qualitativa dos dados foi empregada para sistematizar as informações. A abordagem do ensino colaborativo é considerada essencial e promissora para o processo de inclusão. Contudo, desafios como a falta de formação adequada para os professores, a escassez de tempo para o planejamento e operacionalização do ensino colaborativo e as políticas públicas insuficientes dificultam sua implementação prática. Portanto, é crucial reconhecer e superar esses obstáculos para garantir uma implementação efetiva do ensino colaborativo. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cíntia Bissacotti, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada em Educação Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2019). Especialista em Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada - IFSul (2022). Mestra em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da UFSM (2023). Doutoranda em Educação pela UFSM. 

  • Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona (1998), doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona (2003), e pós- doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino. 

Downloads

Publicado

2024-08-16

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Desafios para operar o ensino colaborativo no contexto educacional . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15764, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15764. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15764. Acesso em: 15 out. 2025.