Desafios para operar o ensino colaborativo no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15764Palavras-chave:
Coensino, Educação Especial, InclusãoResumo
O ensino colaborativo na perspectiva inclusiva realiza um papel essencial na promoção da igualdade no ambiente educacional e social. Este estudo examina de forma abrangente a literatura existente sobre o ensino colaborativo na perspectiva inclusiva, visando compreender as práticas predominantes e identificar lacunas no contexto educacional. Realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, com fontes de busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a análise qualitativa dos dados foi empregada para sistematizar as informações. A abordagem do ensino colaborativo é considerada essencial e promissora para o processo de inclusão. Contudo, desafios como a falta de formação adequada para os professores, a escassez de tempo para o planejamento e operacionalização do ensino colaborativo e as políticas públicas insuficientes dificultam sua implementação prática. Portanto, é crucial reconhecer e superar esses obstáculos para garantir uma implementação efetiva do ensino colaborativo.
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Copyright (c) 2024 Cíntia Bissacotti, Sílvia Maria de Oliveira Pavão

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