A influência de Memmi, Fanon e Cabral na obra de Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15921

Palavras-chave:

Freire, Memmi, Fanon, Cabral, luta decolonial

Resumo

O artigo surge de um estudo teórico e objetiva investigar a influência de Albert Memmi, Frantz Fanon e Amílcar Cabral na obra de Paulo Freire. A reflexão se articula em duas partes. Inicialmente, serão exploradas as assonâncias que se registram entre: Retrato do colonizado precedido do retrato do colonizador de Memmi, Os condenados da terra de Fanon e Pedagogia do oprimido de Freire. Em seguida, será analisado o impacto da figura, da ação e da teorização de Cabral para o ulterior desenvolvimento em chave decolonial da pedagogia freiriana. Dessa forma, o artigo visa problematizar uma interpretação dominante sobre o pensamento de Freire, de acordo com a qual, em uma primeira fase da sua elaboração, o autor teria desconsiderado a dimensão cultural e racial das relações de opressão, para argumentar que, pelo contrário, esse tema acompanhou toda sua trajetória político-teórica.

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Biografia do Autor

  • Mariateresa Muraca, UFPA

    Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará, de 2024; professora permanente do Istituto Universitario don Giorgio Pratesi, Itália, de 2018 a 2024; professora convidada no Istituto Universitario Progetto Uomo, Itália, de 2020 a 2024; professora temporária na Università di Verona, Itália, de 2018 a 2021. Possui graduação em Ciências da Profissionalidade Educativa pela Università di Perugia, Itália (2007); mestrado em Educação Permanente pela Università di Bologna, Itália (2010); doutorado em Ciências da Educação e da Formação Continua pela Università di Verona, Itália, em co-tutela com a Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (2015). Realizou um pós-doutorado na Università di Verona (2016-2017) e um pós-doutorado na Universidade do Estado do Pará, financiando por uma bolsa Jovem Talento do PROCAD-Amazônia da CAPES (2021-2023). É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Gêneros, Feminismos e Interseccionalidade (GEPEGEFI) da Universidade Federal do Pará, desde 2024. Além disso é integrante de numerosos outros grupos de pesquisa: o Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia (GEIA) da Universidade do Estado do Pará, desde 2024; o Núcleo de Estudos e Pesquisas Territórios Amazônicos, Educação Popular e Etnodiversidade (TAJÁ) da Universidade Federal do Pará, desde 2023; o Núcleo de Educação Popular (NEP) da Universidade do Estado do Pará, desde 2023; o Centro de Estudos sobre Diferença Sexual, Educação e Formação da Università di Verona, desde 2015; o Grupo de Trabalho em Educação Intercultural da Sociedade Italiana de Pedagogia, desde 2015; a Rede Internacional e Interinstitucional Movimentos Sociais e Educação Intercultural (MOVER) da Universidade Federal de Santa Catarina, desde 2012. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Metodologias Didáticas e de Pesquisa Participativas, Críticas e Dialógicas; Educação Intercultural; Educação e Movimentos Sociais; Perspectivas Educativas Populares, Feministas e Decoloniais.

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Publicado

2024-12-10

Edição

Seção

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação

Como Citar

A influência de Memmi, Fanon e Cabral na obra de Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15921, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15921. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15921. Acesso em: 15 out. 2025.