A participação guiada como um dispositivo de interação verbal na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15962Palavras-chave:
educação infantil, interação verbal, ação de linguagem, participação guiadaResumo
O presente artigo constitui-se em um recorte de uma pesquisa que apresenta o resultado das investigações sobre a interação verbal entre professoras e crianças pequenas. Aponta quais e de que natureza são os dispositivos acionados para que os sujeitos atuem com/sobre os outros pela/com/sobre a linguagem. Objetiva-se apresentar um desses dispositivos: a participação guiada. O estudo fundamenta-se no campo histórico-cultural e sociodiscursivo, em especial, de produções de Bakhtin/Volochínov (2014), Bakhtin (2011), Vigotsky (2007), Rogoff (2005) e Bronckart (1999). A investigação, de cunho qualitativo, com pesquisa etnográfica educacional ocorreu com crianças de uma instituição pública e teve a observação como principal instrumento de pesquisa. Conclui-se que a interação verbal afeta a linguagem da criança e que a participação guiada (Rogoff,1998), como um dispositivo, pode acionar as condições para que os sujeitos, atuem pela/com/sobre a linguagem e para que se constituam como atores sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

