Uma “troca de cartas” entre educadores
repensando o impacto das narrativas sobre a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16346Palavras-chave:
investigação narrativa, pós-estruturalismo, neoliberalismo, experiência, professor-pesquisadorResumo
Este artigo discute as potencialidades e os desafios da pesquisa narrativa e seu impacto na ação docente da educação básica. O objetivo é investigar como a investigação narrativa pode se constituir como um exercício de resistência aos governamentos neoliberais da formação docente. O texto é estruturado como uma conversa escrita entre um mestrando e uma egressa em um grupo de pesquisa de Pós-graduação stricto sensu em Educação. O artigo reflete sobre a experiência de uma professora, integrando-a a uma análise teórica pós-estruturalista que aponta e/ou inspira outros caminhos na formação de professores. Explora-se como a contação de histórias e as práticas narrativas podem contribuir para a criação de um ambiente pedagógico mais colaborativo, criativo e livre. Além disso, investiga-se o papel do(a) professor(a)-pesquisador(a) na reconfiguração das subjetividades e das práticas educativas, com vistas a romper com a lógica tradicional de transmissão de conhecimento, verticalizada e engessada.
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