Contribuições do legado de Paulo Freire ao pensamento decolonial educacional e antirracista
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16348Palavras-chave:
Paulo Freire, decolonialidade, relações étnico-raciais, educaçãoResumo
O texto decorre de estudos, leituras, debates e na tecitura da tese: Andarilhagens de professorxs: práticas de resistências negras na escola pública em Pelotas – RS (PPGE-UFSC), propondo pensarmos em ideias percursoras da decolonialidade, que não sejam uma invenção e sim um agregado de outras/os, trazendo o educador Paulo Freire como uma dessas possibilidades que se somam. Dessa forma, vamos conceituando colonialidade, decolonialidade e metodologia monodológica, em diálogo com Freire no par conceitual anúncio x denúncia, inédito-viável, ainda racismos e práticas antirracistas de resistências negras na escola, para assim construirmos formas outras de ser e estar no mundo, respeitando e constituindo um “olhar sensível”, percebendo a importância do olhar e re-aprendendo a ser antirracista.
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