Contribuições do legado de Paulo Freire ao pensamento decolonial educacional e antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16348

Palavras-chave:

Paulo Freire, decolonialidade, relações étnico-raciais, educação

Resumo

O texto decorre de estudos, leituras, debates e na tecitura da tese: Andarilhagens de professorxs: práticas de resistências negras na escola pública em Pelotas – RS (PPGE-UFSC), propondo pensarmos em ideias percursoras da decolonialidade, que não sejam uma invenção e sim um agregado de outras/os, trazendo o educador Paulo Freire como uma dessas possibilidades que se somam. Dessa forma, vamos conceituando colonialidade, decolonialidade e metodologia monodológica, em diálogo com Freire no par conceitual anúncio x denúncia, inédito-viável, ainda racismos e práticas antirracistas de resistências negras na escola, para assim construirmos formas outras de ser e estar no mundo, respeitando e constituindo um “olhar sensível”, percebendo a importância do olhar e re-aprendendo a ser antirracista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josiane Beloni de Paula, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Educação pela UFSC, Integrante do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC-UFSC), Colaboradora do Projeto de pesquisa: Arte, Infâncias e Interculturalidade: Desafios e possibilidades para o trabalho com o tema das Relações étnico-raciais na educação infantil. Professora da rede municipal de Natal/RN e da estadual do RN.

  • Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Convênio UFSC e Universidade Nacional do Timor-Leste. Membro do Conselho Científico do Mestrado em Ensino de História de África do ISCED-Huíla – Angola. Pós-Doutor pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huíla-Angola). Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em História (PUC-SP) e Graduado em História (UFSM). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Membro da Cátedra Antonieta de Barros de combate ao racismo UFSC-UNESCO. Membro da Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais (Redyala) e dos grupos de pesquisa Pameduc (UFSC), Rastros (USF) e Kairós (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação

Como Citar

Contribuições do legado de Paulo Freire ao pensamento decolonial educacional e antirracista. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16348, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16348. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16348. Acesso em: 15 out. 2025.