Aportes del legado de Paulo Freire al pensamiento decolonial educativo y antirracista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16348

Palabras clave:

Paulo Freire, decolonialidade, relações étnico-raciais, educação

Resumen

Este texto surge de estudios, lecturas, debates y en el tejido de la tesis: Caminos (Andarilhagens) de docentes: Prácticas de resistencia negra en escuelas públicas de Pelotas – RS (PPGE-UFSC), proponiendo pensar ideas precursoras de la decolonialidad, que no es un invento sino un agregado de otras. Trayendo al educador Paulo Freire como una de estas posibilidades. De esta manera, conceptualizamos la colonialidad, la decolonialidad, las mónadas y en diálogo con Freire el par conceptual anuncio x denuncia, inédito-viable, así como el racismo y las prácticas antirracistas de resistencia negra en la escuela. Con el fin de construir otras formas de estar en el mundo, respetando y constituyendo una "mirada sensible" con los llamados otros, dándose cuenta de la importancia de la mirada y rehaciéndose antirracista.

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Biografía del autor/a

  • Josiane Beloni de Paula, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Educação pela UFSC, Integrante do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC-UFSC), Colaboradora do Projeto de pesquisa: Arte, Infâncias e Interculturalidade: Desafios e possibilidades para o trabalho com o tema das Relações étnico-raciais na educação infantil. Professora da rede municipal de Natal/RN e da estadual do RN.

  • Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Convênio UFSC e Universidade Nacional do Timor-Leste. Membro do Conselho Científico do Mestrado em Ensino de História de África do ISCED-Huíla – Angola. Pós-Doutor pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huíla-Angola). Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em História (PUC-SP) e Graduado em História (UFSM). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Membro da Cátedra Antonieta de Barros de combate ao racismo UFSC-UNESCO. Membro da Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais (Redyala) e dos grupos de pesquisa Pameduc (UFSC), Rastros (USF) e Kairós (UNICAMP).

Publicado

2024-11-11

Número

Sección

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação

Cómo citar

Aportes del legado de Paulo Freire al pensamiento decolonial educativo y antirracista. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16348, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16348. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16348. Acesso em: 16 oct. 2025.