Retorno ao necessário

a dimensão inovadora da práxis do diálogo para a formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16360

Palavras-chave:

diálogo vivo, inovação, formação humana

Resumo

A frase atribuída a Bertold Brecht, “Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?”, pode sintetizar a proposta das reflexões aqui apresentadas, que buscam compreender por que trabalhar com o diálogo em sala de aula, como práxis voltada à formação humana, poderia ser considerada uma atitude inovadora. Para tanto, será analisada a necessidade do diálogo vivo em sua dimensão social formadora, a partir de Hans-Georg Flickinger (2003, 2010), de Hans-Georg Gadamer (1999, 2002)  e de Walter Kohan (2007, 2024), especificamente, sua ênfase em relação ao duvidar e ao escutar como aspectos constituintes do processo formativo. Nesse percurso, será problematizada a ideia de inovação e seu vínculo a outros aspectos e práticas aplicados ao atual campo educacional, bem como analisaremos a condição do diálogo vivo nesse cenário.

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Biografia do Autor

  • Enrique Sérgio Blanco, Universidade de Passo Fundo

    Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Pós-doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. É pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Filosofia da Educação da Universidade de Passo Fundo e do Projeto de Pesquisa Formação humana, educação para a justiça social e desenvolvimento sustentável da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2024-10-08

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

Como Citar

Retorno ao necessário: a dimensão inovadora da práxis do diálogo para a formação humana. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16360, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16360. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16360. Acesso em: 15 out. 2025.