O desenvolvimento humano como fundamento da inovação

um debate em Amartya Sen

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16434

Palavras-chave:

desenvolvimento humano, formação humana, inovação, Amartya Sen

Resumo

Este ensaio problematiza a inovação em seu valor per se como promotora do desenvolvimento humano. Ao contrário, a concebe alicerçada nos princípios do desenvolvimento como liberdade. Fundamentado na abordagem das capacidades de Amartya Sen e nos Relatórios de Desenvolvimento Humano, apresenta os pressupostos da condição de agente e das liberdades instrumentais sobre as quais se podem projetar maiores realizações e mudanças qualificadas nas realidades humanas. Defende que as condições básicas para o desenvolvimento não demandam inovação, mas compromisso institucional, individual e coletivo.

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Biografia do Autor

  • Mauricio João Farinon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1999), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2004), doutor em Educação pela PUCRS (PPG em Educação - conceito Capes 6). Experiência profissional na área de Filosofia e Ciências Humanas, tanto no ensino superior quanto na educação básica. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), no programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, na linha de Processos Educativos, desenvolvendo pesquisas em Filosofia da Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação (GEPeFE). Tem experiência na área de Filosofia e na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, democracia e desenvolvimento humano; Teorias da Justiça; Teoria Crítica; Ética e Estética.

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Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

Como Citar

O desenvolvimento humano como fundamento da inovação: um debate em Amartya Sen. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16434, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16434. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16434. Acesso em: 15 out. 2025.