Panorama da Resolução de Problemas no ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16634Palavras-chave:
resolução de problemas, ensino de química, autorregulação de aprendizagemResumo
Este trabalho tem o objetivo de identificar os aspectos bibliográficos, pedagógicos e metodológicos presentes em produções científicas sobre a resolução de problemas no ensino de Química, verificando se esta temática tem sido relacionada à autorregulação da aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e do tipo revisão bibliográfica. Foram analisadas produções científicas em periódicos nacionais e internacionais, anais de eventos e no catálogo de teses e dissertações, desenvolvidas com licenciandos de Química. Foi adotado o método de análise de conteúdo para a criação de categorias e análise dos dados. Os resultados indicaram 14 produções que tratam da resolução de problemas como abordagem didática para o estudo de conteúdos pedagógicos e de química articulados a temas sóciocientíficos, que apresenta possibilidade para promoção da autorregulação da aprendizagem. Contudo, identificou-se a escassez de discussões explícitas sobre essa potencialidade, evidenciando a necessidade de pesquisas que tratem das contribuições da resolução de problemas para a autorregulação.
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