Panorama da Resolução de Problemas no ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16634

Palavras-chave:

resolução de problemas, ensino de química, autorregulação de aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar os aspectos bibliográficos, pedagógicos e metodológicos presentes em produções científicas sobre a resolução de problemas no ensino de Química, verificando se esta temática tem sido relacionada à autorregulação da aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e do tipo revisão bibliográfica. Foram analisadas produções científicas em periódicos nacionais e internacionais, anais de eventos e no catálogo de teses e dissertações, desenvolvidas com licenciandos de Química. Foi adotado o método de análise de conteúdo para a criação de categorias e análise dos dados. Os resultados indicaram 14 produções que tratam da resolução de problemas como abordagem didática para o estudo de conteúdos pedagógicos e de química articulados a temas sóciocientíficos, que apresenta possibilidade para promoção da autorregulação da aprendizagem. Contudo, identificou-se a escassez de discussões explícitas sobre essa potencialidade, evidenciando a necessidade de pesquisas que tratem das contribuições da resolução de problemas para a autorregulação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yrailma Katharine Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutoranda em Ensino de Ciências pela UFRPE, Mestra em Educação em Ciências e Matemática (área de concentração Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduada em Licenciatura em Química pela mesma instituição. Trabalha como Professora de Química no Ensino Médio de rede pública de Pernambuco. Integra o Núcleo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Baseados na Resolução de Problemas (NuPeABRP) e o Grupo de fomento à práxis em Ensino, Pesquisa e Extensão em Química e Ciências afins (GEPEQC), atuando nas linhas de pesquisa: Resolução de Problemas; Mapas Conceituais e Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências da Natureza.

  • Verônica Tavares Santos Batinga, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    É graduada em Licenciatura em Química (1999) e mestre em Ensino das Ciências (2003) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora Associada do Departamento de Química (DQ), membro do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Mestrado e Doutorado e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN),- Doutorado, durante (2022-2024), ambos da UFRPE. Foi professora da UFPE no período de 2009 a 2012, professora permanente do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) de (2017-2022), coordenadora da area Química do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFRPE (2014-2016) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE (2018-2019). É coordenadora do núcleo de pesquisa Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (NUPEABRP) certificado pelo CNPq e vinculado ao DQ, PPGEC e RENOEN da UFRPE. Ministra disciplinas relacionadas com o Ensino de Química no Curso de Licenciatura em Química. Tem experiência em pesquisa na área de Educação Química, com ênfase nas temáticas: Aprendizagem baseada em Problemas nas áreas de Ciências/Química, Desenvolvimento de Sequências Didáticas, Formação de Professores de Química, Ensino de Ciências por Investigação, Argumentação e Perspectiva CTS no Ensino de Química.

Downloads

Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Panorama da Resolução de Problemas no ensino de Química. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16634, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16634. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16634. Acesso em: 15 out. 2025.