Overview of Problem-solving in Chemistry Teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16634

Keywords:

resolução de problemas, ensino de química, autorregulação de aprendizagem

Abstract

 This study aims to identify the bibliographical, pedagogical and methodological aspects present in scientific productions on problem-solving in Chemistry teaching, verifying whether this theme has been related to self-regulation of learning. The study is qualitative in nature and is a bibliographic review. Scientific productions in national and international journals, event annals and in the catalog of theses and dissertations developed with Chemistry undergraduates were analyzed. The content analysis method was adopted to create categories and analyze the data. The results indicated 14 productions that deal with problem-solving as a didactic approach for the study of pedagogical and chemistry content linked to socio-scientific themes, which presents a possibility for promoting self-regulation of learning. However, a lack of explicit discussions on this potential was identified, evidencing the need for research that addresses the contributions of problem-solving to self-regulation.

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Author Biographies

  • Yrailma Katharine Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutoranda em Ensino de Ciências pela UFRPE, Mestra em Educação em Ciências e Matemática (área de concentração Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduada em Licenciatura em Química pela mesma instituição. Trabalha como Professora de Química no Ensino Médio de rede pública de Pernambuco. Integra o Núcleo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Baseados na Resolução de Problemas (NuPeABRP) e o Grupo de fomento à práxis em Ensino, Pesquisa e Extensão em Química e Ciências afins (GEPEQC), atuando nas linhas de pesquisa: Resolução de Problemas; Mapas Conceituais e Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências da Natureza.

  • Verônica Tavares Santos Batinga, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    É graduada em Licenciatura em Química (1999) e mestre em Ensino das Ciências (2003) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora Associada do Departamento de Química (DQ), membro do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Mestrado e Doutorado e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN),- Doutorado, durante (2022-2024), ambos da UFRPE. Foi professora da UFPE no período de 2009 a 2012, professora permanente do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) de (2017-2022), coordenadora da area Química do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFRPE (2014-2016) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE (2018-2019). É coordenadora do núcleo de pesquisa Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (NUPEABRP) certificado pelo CNPq e vinculado ao DQ, PPGEC e RENOEN da UFRPE. Ministra disciplinas relacionadas com o Ensino de Química no Curso de Licenciatura em Química. Tem experiência em pesquisa na área de Educação Química, com ênfase nas temáticas: Aprendizagem baseada em Problemas nas áreas de Ciências/Química, Desenvolvimento de Sequências Didáticas, Formação de Professores de Química, Ensino de Ciências por Investigação, Argumentação e Perspectiva CTS no Ensino de Química.

Published

2025-04-29

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo

How to Cite

Overview of Problem-solving in Chemistry Teaching. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16634, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16634. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16634. Acesso em: 15 oct. 2025.