Visión general de la resolución de problemas em la enseñanza de la química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16634

Palabras clave:

resolução de problemas, ensino de química, autorregulação de aprendizagem

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo identificar los aspectos bibliográficos, pedagógicos y metodológicos presentes en las producciones científicas sobre la resolución de problemas en la enseñanza de la Química, verificando si esta temática ha sido relacionada con la autorregulación del aprendizaje. El estudio es de carácter cualitativo y de revisión bibliográfica. Se analizaron las producciones científicas en revistas nacionales e internacionales, anales de eventos y en el catálogo de tesis y disertaciones, desarrolladas con estudiantes de pregrado de Química. Se adoptó el método de análisis de contenido para crear categorías y analizar datos. Los resultados indicaron 14 producciones que abordan la resolución de problemas como enfoque didáctico para el estudio de contenidos pedagógicos y de química vinculados a temáticas sociocientíficas, lo que presenta la posibilidad de promover la autorregulación del aprendizaje. Sin embargo, se identificó una falta de discusiones explícitas sobre este potencial, lo que destaca la necesidad de investigaciones que aborden las contribuciones de la resolución de problemas a la autorregulación.

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Biografía del autor/a

  • Yrailma Katharine Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutoranda em Ensino de Ciências pela UFRPE, Mestra em Educação em Ciências e Matemática (área de concentração Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduada em Licenciatura em Química pela mesma instituição. Trabalha como Professora de Química no Ensino Médio de rede pública de Pernambuco. Integra o Núcleo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Baseados na Resolução de Problemas (NuPeABRP) e o Grupo de fomento à práxis em Ensino, Pesquisa e Extensão em Química e Ciências afins (GEPEQC), atuando nas linhas de pesquisa: Resolução de Problemas; Mapas Conceituais e Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências da Natureza.

  • Verônica Tavares Santos Batinga, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    É graduada em Licenciatura em Química (1999) e mestre em Ensino das Ciências (2003) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora Associada do Departamento de Química (DQ), membro do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Mestrado e Doutorado e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN),- Doutorado, durante (2022-2024), ambos da UFRPE. Foi professora da UFPE no período de 2009 a 2012, professora permanente do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) de (2017-2022), coordenadora da area Química do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFRPE (2014-2016) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE (2018-2019). É coordenadora do núcleo de pesquisa Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (NUPEABRP) certificado pelo CNPq e vinculado ao DQ, PPGEC e RENOEN da UFRPE. Ministra disciplinas relacionadas com o Ensino de Química no Curso de Licenciatura em Química. Tem experiência em pesquisa na área de Educação Química, com ênfase nas temáticas: Aprendizagem baseada em Problemas nas áreas de Ciências/Química, Desenvolvimento de Sequências Didáticas, Formação de Professores de Química, Ensino de Ciências por Investigação, Argumentação e Perspectiva CTS no Ensino de Química.

Publicado

2025-04-29

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

Visión general de la resolución de problemas em la enseñanza de la química. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16634, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16634. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16634. Acesso em: 30 nov. 2025.