Didática Desenvolvimental no Estágio Supervisionado de Educação Física numa escola em uma APAE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16683

Palavras-chave:

Selecionado:Ensino Desenvolvimental, Experimento didático, Formação de professores

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar com fundamentação na Teoria do Ensino Desenvolvimental, o estágio supervisionado de Educação Física com vistas à atuação no espaço de uma escola especializada no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, deficiências múltiplas e transtornos do espectro autista. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação colaborativa. Para a operacionalização do Estágio Didático-Desenvolvimental, organizamos uma matriz teórico-metodológica-dialética com atividades de ensino e de estudo, com a intenção de promover o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes, e apresentar uma proposição para realizar a análise. A pesquisa resulta na proposição, organização, operacionalização e análise do Estágio Didático-Desenvolvimental, a qual permitiu reflexões teórico-metodológicas sobre a Teoria do Ensino Desenvolvimental e a formação docente na Educação Física em escola especializada. Se almejamos a organização do ensino no contexto escolar, com repercussões positivas na aprendizagem e no desenvolvimento humano, é necessário também analisarmos criticamente a nossa própria atividade de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evelline Cristhine Fontana, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

    Professora colaboradora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati, Paraná. Possuí graduação em licenciatura e bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2010); Especialista em Educação Especial - Atendimento às Necessidades Especiais pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, Paraná; Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina (2013); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (2021). Integra o Grupo de Pesquisa Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos - FOCUS. Atua na área da Educação, com ênfase na Educação Física, com foco de estudo e pesquisa nos seguintes temas: Educação inclusiva, Educação Física escolar, processo de formação de professores.

  • Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF, 1986), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1996), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2005) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2013). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1996 a 2006. Professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR / Paranaguá). Foi Diretor do Setor de Ciências da Saúde (2007 a 2011), Vice-Diretor do mesmo Setor (2011 a 2015) e Chefe do Departamento de Educação Física (2015 a 2019) do campus da UNICENTRO, em Irati-PR. Foi Coordenador do Mestrado em Educação (2016 a 2019) da mesma instituição. Atualmente participa de seu Conselho Editorial e é membro de seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Membro de corpo editorial dos periódicos Práxis Educativa e Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, além de revisor, dentre outros periódicos, da Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Educação Especial, Pensar a Prática, Revista Brasileira de Ciências do Esporte e Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Editor convidado do dossiê: Educação física escolar no contexto da inclusão e diferença (Práxis Educativa, 2017). Coordenou, de 2013 a 2017, o Grupo de Trabalho Temático Inclusão e Diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). É líder do grupo de pesquisa Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos - FOCUS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Educação Especial e foco nos seguintes temas: educação inclusiva, educação física escolar e formação profissional docente. Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná e da American Educational Research Association. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2025-06-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Didática Desenvolvimental no Estágio Supervisionado de Educação Física numa escola em uma APAE. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16683, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16683. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16683. Acesso em: 15 out. 2025.