Didática Desenvolvimental no Estágio Supervisionado de Educação Física numa escola em uma APAE
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16683Palavras-chave:
Selecionado:Ensino Desenvolvimental, Experimento didático, Formação de professoresResumo
O objetivo da pesquisa foi analisar com fundamentação na Teoria do Ensino Desenvolvimental, o estágio supervisionado de Educação Física com vistas à atuação no espaço de uma escola especializada no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, deficiências múltiplas e transtornos do espectro autista. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação colaborativa. Para a operacionalização do Estágio Didático-Desenvolvimental, organizamos uma matriz teórico-metodológica-dialética com atividades de ensino e de estudo, com a intenção de promover o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes, e apresentar uma proposição para realizar a análise. A pesquisa resulta na proposição, organização, operacionalização e análise do Estágio Didático-Desenvolvimental, a qual permitiu reflexões teórico-metodológicas sobre a Teoria do Ensino Desenvolvimental e a formação docente na Educação Física em escola especializada. Se almejamos a organização do ensino no contexto escolar, com repercussões positivas na aprendizagem e no desenvolvimento humano, é necessário também analisarmos criticamente a nossa própria atividade de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Evelline Cristhine Fontana, Gilmar de Carvalho Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.