Docência universitária em instituições comunitárias
uma defesa da formação humana via narratividade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16723Palavras-chave:
Educação Superior, instituições comunitárias, docência, ensino, dimensão formativaResumo
Este artigo se trata de um ensaio teórico que busca pensar o lugar do ensino e da docência em instituições comunitárias de Educação Superior, a partir da defesa da dimensão formativa. Para tanto, desde a perspectiva da filosofia da educação, problematiza-se as forças da racionalidade neoliberal que opera com um utilitarismo pragmático que reduz a dimensão da formação à eficácia e a resultados passíveis de medição nas universidades. Pensando na criação de possibilidades outras de pensamento e de existência nesses espaços, enfatiza-se a dimensão narrativa que pode se constituir no exercício de ensino na docência universitária.
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Publicado
2025-02-19
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2025 Betina Schuler, Sérgio Eduardo Mariucci

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Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Docência universitária em instituições comunitárias: uma defesa da formação humana via narratividade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16723, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16723. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16723. Acesso em: 15 out. 2025.