Docência universitária em instituições comunitárias

uma defesa da formação humana via narratividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16723

Palavras-chave:

Educação Superior, instituições comunitárias, docência, ensino, dimensão formativa

Resumo

Este artigo se trata de um ensaio teórico que busca pensar o lugar do ensino e da docência em instituições comunitárias de Educação Superior, a partir da defesa da dimensão formativa. Para tanto, desde a perspectiva da filosofia da educação, problematiza-se as forças da racionalidade neoliberal que opera com um utilitarismo pragmático que reduz a dimensão da formação à eficácia e a resultados passíveis de medição nas universidades. Pensando na criação de possibilidades outras de pensamento e de existência nesses espaços, enfatiza-se a dimensão narrativa que pode se constituir no exercício de ensino na docência universitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Betina Schuler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

    Pós-Doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Doutorada em Ciências Humanas pela Griffith University, Austrália. Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é Docente na Escola de Humanidades e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na Linha de Pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital.

  • Sérgio Eduardo Mariucci, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Mestre em Educação pelo Boston College (2006). Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, em São Leopoldo - RS. Professor e pesquisador colaborador no Programa de Pós Graduação em Educação da UNISINOS.

Downloads

Publicado

2025-02-19

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Docência universitária em instituições comunitárias: uma defesa da formação humana via narratividade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16723, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16723. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16723. Acesso em: 15 out. 2025.