HidrogeoDia como prática educativa e científica

valorização da água e do território em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v33.17418

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação ambiental, Recursos hídricos

Resumo

Este artigo apresenta a experiência da primeira edição do HidrogeoDia em Mato Grosso do Sul, concebida como atividade de extensão educativa voltada à valorização da água, do território e da participação comunitária. Realizado em Rio Verde de Mato Grosso, o evento reuniu professoras da rede pública municipal do ensino fundamental e promoveu oficinas teóricas, saídas de campo e trilhas pedagógicas com foco na leitura de paisagens hídricas e no ciclo da água. A metodologia adotada foi dialógica e interdisciplinar, inspirada na educação problematizadora e na abordagem baseada no lugar. Os resultados apontam avanços na alfabetização científica, na percepção crítica sobre os recursos hídricos e na disposição para práticas pedagógicas contextualizadas. Também se evidenciaram lacunas nos materiais didáticos convencionais. Defende-se que o HidrogeoDia seja expandido como programa estadual de extensão em educação ambiental, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 4 (educação de qualidade), 6 (água potável e saneamento) e 13 (ação climática).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Gabas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS - Brasil

    Possui graduação em Geologia pelo Instituto de Geociências - USP (1990), mestrado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica - USP (1999) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica - USP (2005). Trabalhou como pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo de 1991 a 2005. É professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desde 2009, lotada na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG/UFMS).

  • Carlos Busón, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS - Brasil

    Bacharel em Ciências Geológicas com nivel de Mestrado (1990, Universidade Complutense de Madri, Espanha), com formação continuada em Estudos sobre Impactos Ambientais (1990, Instituto Tecnológico GeoMinero de Espanha), Estudos aprofundados em Geografia Humana e Económica, Diploma de estudos avançados (DEA). (2003, 2007, Universidade de Educação a Distancia-UNED, Espanha), Especializações em Software Livre (2007, UNED), Análise de Meios de Comunicação (2007, UNED), Sistemas Interativos de Comunicação (2008, UNED) e Tecnologias Integradas e Sociedade do Conhecimento (2008, UNED). Mestre em Comunicação e Educação em Redes (2010, UNED), Espaço Europeu de Educacão Superior-EEES, Doutor em Comunicação e Educação em Entornos Digitais (2011, UNED, EEES). Atualmente professor visitante senior na UFMS no PPGCOM.

Downloads

Publicado

2026-01-13

Edição

Seção

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Como Citar

HidrogeoDia como prática educativa e científica: valorização da água e do território em Mato Grosso do Sul. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 33, p. e17418, 2026. DOI: 10.5335/rep.v33.17418. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17418. Acesso em: 15 jan. 2026.