Currículo, políticas e poder

o público e o privado em disputa na experiência de Ponta Grossa-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v33.17454

Palavras-chave:

políticas educacionais, parcerias privadas, privatização

Resumo

Esta pesquisa investiga a manifestação das disputas entre os setores público e privado no currículo e nas políticas educacionais, analisando as implicações dessa influência na educação municipal de Ponta Grossa-PR. Utilizando uma análise bibliográfica sobre as ações e políticas educacionais implementadas pela Fundação Lemann, no município entre 2016 e 2024, o estudo utiliza o referencial do Ciclo de Políticas de Ball (1994) para analisar a atuação da Fundação Lemann, que atua como agente de transformação institucional ao impor padrões gerenciais e uma lógica de mercado. As análise demonstram que por meio de parcerias, a fundação insere um pensamento hegemônico empresarial na gestão, no currículo e na formação de professores, institucionalizando sua abordagem e limitando a autonomia docente. No contexto do município analisado isso demonstra que a presença privada pode fragilizar o caráter democrático da educação, ao priorizar a eficiência e a competitividade em detrimento da participação e da formação crítica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graziela Ferreira de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR - Brasil

    Pós-doutora em Educação - PPGE/UNICENTRO, sob a supervisão de Marisa Schnekenberg. Doutora e Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007). Especialista em Educação Científica e Tecnológica - UTFPR (2008) e Alfabetização - UNICID (2012). Possui experiência como docente da educação básica e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, metodologias de ensino e gestão educacional. Atua como professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Gestão na Educação Básica, Gestão Escolar, Seminários de Docência e Gestão na Educação Básica e Financiamento da Educação. Integra o grupo de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (PPGE-Unicentro). Faz parte do corpo editorial da Revista Olhar de Professor (UEPG).

  • Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual Maringá, Maringá/PR - Brasil

    Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati ( PR), nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Educação e Politicas Educacionais. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação. Mestre em fundamentos da educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste. Líder do grupo de pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).

  • Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati/PR - Brasil

    Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1991), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), Pós-doutorado em Educação na Escola de Humanidades da Universidad Nacional de San Martín - UNSAM, Buenos Aires, Argentina (2022-2023). Formação em Psicanálise pela Escola de Psicanálise de Curitiba - PR. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política e gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação, gestão educacional e gestão escolar.

Downloads

Publicado

2026-01-05

Edição

Seção

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Como Citar

Currículo, políticas e poder: o público e o privado em disputa na experiência de Ponta Grossa-PR. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 33, p. e17454, 2026. DOI: 10.5335/rep.v33.17454. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17454. Acesso em: 10 jan. 2026.