Vozes do Território

contação de histórias como estratégia de divulgação científica no Geoparque Quarta Colônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17479

Palavras-chave:

educação patrimonial, geoeducação, storytelling

Resumo

O Geoparque Quarta Colônia (GQC) constitui-se como um território rico em patrimônios naturais e culturais e é, nesse contexto, que este artigo objetiva relatar e discutir momentos de divulgação científica, mediados por histórias inspiradas no contexto cultural do GQC. Para isso foram desenvolvidas oficinas formativas com professores e estudantes da educação básica, em escolas de dois municípios do território (Ivorá e Nova Palma), conduzidas por meio da metodologia da Educação Patrimonial. Os resultados desdobram-se em dois blocos analíticos, com as histórias que revelam as Ciências: “A bela polenta: por que é tão especial?” e o “O sonho do pequeno Paolo”. A contação de histórias, enquanto estratégia de divulgação científica, aproximou os estudantes das Ciências, desconstruiu percepções do senso comum e estimulou a curiosidade sobre os processos naturais e culturais do GQC.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thais Scotti do Canto-Dorow, Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil

    Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, mestrado e doutorado em Ciências/Botânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência em Taxonomia Vegetal e Ensino de Biologia. Professora aposentada na UFSM, atua, desde 2013, na Universidade Franciscana de Santa Maria, como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

  • Alana Rodrigues Rigão Achterberg, Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil

    Graduada em Pedagogia- Licenciatura na Universidade Franciscana. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica na mesma Universidade. Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana (UFN). Atualmente é Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática e Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental- Patrimonial: Formação de Professores em Ensino de Ciências, vinculado ao PPGECIMAT-UFN Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase nos seguintes temas: educação básica, pós-graduação, ensino de ciências e matemática, relato de experiência, abordagens teórico-metodológicas, estado da arte e Teoria da Complexidade.

  • Renata Azevedo Xavier, Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil

    Possui bacharelado em Ciências Biológicas (UFRGS - 2011), mestrado em Engenharia Ambiental (UFSM - 2015) e licenciatura em Ciências Biológicas (Unopar - 2018). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFN).

  • Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil

    Pós-doutoranda na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em Portugal, Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território (DGAOT)/Unidade de Ensino das Ciências. Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Graduada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Professora adjunta da Universidade Franciscana, UFN, RS no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação ensino de Ciências e Matemática. Pesquisadora em ensino e aprendizagem e formação docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Membro dos grupos de pesquisa: Formação de Professores e Docência, Formação de professores em Ciências e Matemática e Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental-Patrimonial: Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPEAP). Temas de pesquisa: Ensino de Ciências e Biologia, Alfabetização Científica, Recursos e Produtos Educacionais, Geoparques e Formação Docente, Geoparque Quarta Colônia, Imigração italiana, ciênca, cultura e língua vêneta . Arte e Ensino, Teatro e Educação, Teatro e Cultura regional italiana (língua vêneta). 

Downloads

Publicado

2025-12-13

Edição

Seção

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Como Citar

Vozes do Território: contação de histórias como estratégia de divulgação científica no Geoparque Quarta Colônia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17479, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17479. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17479. Acesso em: 15 jan. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)