Voices of the Territory

storytelling as a scientific dissemination strategy in the Fourth Colony Geopark

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17479

Keywords:

heritage education; geoeducation; storytelling.

Abstract

The Fourth Colony Geopark (FCG) is a territory rich in natural and cultural heritage and it is in this context that this article aims to report and discuss moments of scientific dissemination, mediated by stories inspired by the cultural context of the FCG. For this, training workshops were developed with teachers and students of basic education in schools of two municipalities of the territory (Ivorá and Nova Palma), conducted through the methodology of Heritage Education. The results unfold in two analytical blocks, with the stories that reveal the Sciences: "The bela polenta: why is it so special?" and "The dream of little Paolo". Storytelling, as a science dissemination strategy, brought students closer to the sciences, deconstructed perceptions of common sense and stimulated curiosity about the natural and cultural processes of FCG.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Thais Scotti do Canto-Dorow, Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil

    Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, mestrado e doutorado em Ciências/Botânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência em Taxonomia Vegetal e Ensino de Biologia. Professora aposentada na UFSM, atua, desde 2013, na Universidade Franciscana de Santa Maria, como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

  • Alana Rodrigues Rigão Achterberg, Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil

    Graduada em Pedagogia- Licenciatura na Universidade Franciscana. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica na mesma Universidade. Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana (UFN). Atualmente é Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática e Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental- Patrimonial: Formação de Professores em Ensino de Ciências, vinculado ao PPGECIMAT-UFN Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase nos seguintes temas: educação básica, pós-graduação, ensino de ciências e matemática, relato de experiência, abordagens teórico-metodológicas, estado da arte e Teoria da Complexidade.

  • Renata Azevedo Xavier, Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil

    Possui bacharelado em Ciências Biológicas (UFRGS - 2011), mestrado em Engenharia Ambiental (UFSM - 2015) e licenciatura em Ciências Biológicas (Unopar - 2018). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFN).

  • Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil

    Pós-doutoranda na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em Portugal, Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território (DGAOT)/Unidade de Ensino das Ciências. Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Graduada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Professora adjunta da Universidade Franciscana, UFN, RS no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação ensino de Ciências e Matemática. Pesquisadora em ensino e aprendizagem e formação docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Membro dos grupos de pesquisa: Formação de Professores e Docência, Formação de professores em Ciências e Matemática e Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental-Patrimonial: Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPEAP). Temas de pesquisa: Ensino de Ciências e Biologia, Alfabetização Científica, Recursos e Produtos Educacionais, Geoparques e Formação Docente, Geoparque Quarta Colônia, Imigração italiana, ciênca, cultura e língua vêneta . Arte e Ensino, Teatro e Educação, Teatro e Cultura regional italiana (língua vêneta). 

Published

2025-12-13

Issue

Section

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

How to Cite

Voices of the Territory: storytelling as a scientific dissemination strategy in the Fourth Colony Geopark. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17479, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17479. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17479. Acesso em: 16 jan. 2026.

Most read articles by the same author(s)