Educação Infantil em Santa Catarina

Construção Curricularem Florianópolis e Balneário Camboriú (2009-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v33.17744

Palavras-chave:

Currículo, Representações, Educação Infantil

Resumo

O artigo investiga a construção curricular da Educação Infantil nos municípios de Florianópolis e Balneário Camboriú, entre 2009 e 2021 e tem como objetivo identificar as trajetórias e contextos de ambos os municípios na construção de seus documentos curriculares. Florianópolis possui uma tradição consolidada desde a década de 1990, pautada na valorização da infância como sujeito de direitos e na participação da comunidade educativa. Balneário Camboriú iniciou sua sistematização mais recentemente, enfatizando a brincadeira como eixo central, mas enfrenta desafios relativos à formação continuada de docentes. A análise aprofunda-se na dimensão simbólica e cultural do currículo, com base nas representações de Chartier, revelando que ambos os municípios enfrentam o desafio de alinhar as diretrizes nacionais à realidade local. O estudo conclui que o currículo é um campo de disputa de significados e práticas sociais, reforçando a importância de uma Educação Infantil crítica, democrática e sensível às diversidades
culturais e sociais das crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Machado Ribeiro da Silva, Instituto Federal Catarinense, Camboriú/SC - Brasil

    Professora de Educação Infantil desde 2018. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José (2019) e pós-graduação em Educação Infantil pela faculdade Fael (2020). Mestranda em Educação no IFC Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais, orientada pela prof. Dra. Solange Aparecida de Oliveira Hoeller.

  • Fabiana Gonçalves, Instituto Federal Catarinense, Camboriú/SC - Brasil

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Especialização em Educação Infantil e Series Iniciais pela Unisul (2001), especialização em Gestão Educacional e Interdisciplinar pela UNIESC (2009). Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFSC (2014). Psicopedagoga Institucional (201() pela Unialselvi. É Professora Auxiliar de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis desde 2001. Atuou como diretora de educação infantil, coordenadora do Polo de Educação a Distância, e atualmente como Professora de Educação Infantil. Iniciou Mestrado e Educação no Instituto Federal Catarinense-IFC Camboriú, em 2025 (em andamento), orientada pela prof. Dra. Solange Aparecida de Oliveira Hoeller.

  • Rosana da Silva Siqueira, Instituto Federal Catarinense, Camboriú/SC - Brasil

    Possui graduação em Pedagogia na Uniasselvi (2014), Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar pela FACEL (2015), mestrado em andamento no IFC (PPGE - IFC), na linha Processos Formativos e Políticas Educacionais, orientada pela prof. Dra. Solange Aparecida de Oliveira Hoeller. É professora de Educação Infantil na rede municipal de Balneário Camboriú, SC desde 2008, atuou como supervisora escolar na mesma rede nos anos de 2016 e 2017. Desenvolve o projeto de mediação de histórias "As histórias voam e as culturas se propagam" desde 2014. Editora da Edições Inquietas, que publica textos de mulheres e pessoas LGBT+. Possui o Selo Artesanal de Encadernação, onde produz fanzines e livros manualmente. 

  • Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, Instituto Federal Catarinense, Camboriú/SC - Brasil

    Estágio-pós Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSC Universidade Federal de Santa Catarina (2023), na Linha de Pesquisa: Sociologia e História da Educação, sob a supervisão da Profa. Dra. Ione Ribeiro Valle. Doutorado em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Graduação em Pedagogia e graduação em História pela UNIASSELVI. Professora efetiva com dedicação exclusiva do IFC Instituto Federal Catarinense, Campus Rio do Sul e Campus Camboriú, como docente do PPGE (Mestrado Acadêmico) do IFC. Atuou como Coordenadora e Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia do Campus Rio do Sul/SC, entre 2016 e 2022. Tem experiência na área da Educação e em História e Historiografia da Educação, atuando principalmente com as seguintes temáticas, considerando as perspectivas da história e historiografia da educação: cultura material; processos de escolarização, infância, Educação Básica, formação de professores, políticas públicas educacionais; intelectuais e projetos educacionais.

Downloads

Publicado

2026-01-05

Edição

Seção

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Como Citar

Educação Infantil em Santa Catarina: Construção Curricularem Florianópolis e Balneário Camboriú (2009-2021). Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 33, p. e17744, 2026. DOI: 10.5335/rep.v33.17744. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17744. Acesso em: 10 jan. 2026.