Racionalidade instrumental e ação comunicativa: perspectiva democrática e cidadã na gestão educacional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v14i2.7590Palavras-chave:
Gestão educacional. Racionalidade instrumental. Ação comunicativa. Educação e mundo da vida.Resumo
Tendo por referência a teoria da modernidade de Habermas, desenvolvida na perspectiva da relação sistema e mundo da vida, o autor realiza um diagnóstico dos problemas atuais da gestão educacional e apresenta alternativas de superação sob a orientação da teoria da ação comunicativa. A tese do autor é que o crescente predomínio da razão técnica na educação voltado ao atendimento das demandas sistêmicas em detrimento dos interesses e das necessidades dos indivíduos em sua vida cotidiana, além de não ter tornado a educação mais qualificada, tem contribuído para agravamento dos problemas e o surgimento de novas patologias no contexto escolar. Como alternativa para tal situação, o autor, sustentando-se em Habermas, defende a tese de que a educação, para tornar-se transformadora e crítica, deve orientar-se por princípios comunicativos e responder, prioritariamente, às demandas que emergem do mundo da vida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-11-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Racionalidade instrumental e ação comunicativa: perspectiva democrática e cidadã na gestão educacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i2.7590. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7590. Acesso em: 15 out. 2025.