Aspectos do trabalho pedagógico escolar

relações entre equipe de gestão, professores e trabalho coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.8991

Palavras-chave:

gestão escolar, organização do trabalho pedagógico, exercício docente

Resumo

Este artigo apresenta resultado de pesquisa que tem por objetivo investigar a organização do trabalho pedagógico em uma escola da rede pública municipal da Grande São Paulo, a fim de compreender possibilidades e dificuldades para a realização de um trabalho coletivo, analisando aspectos das relações estabelecidas entre professores e equipe de gestão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com a diretora, com a coordenadora pedagógica e com duas professoras (uma antiga na casa e uma iniciante), em uma escola escolhida por ser reconhecida como boa, a partir de seu desempenho no IDEB. O trabalho docente é compreendido a partir de Contreras, e a organização do trabalho pedagógico na escola é analisada a partir de Ball. Com as análises, foi possível identiificar que o trabalho pedagógico na escola pesquisada era pautado por interações que favoreciam o individualismo e alianças pontuais, com a equipe de gestão mantendo a organização do trabalho por meio do domínio burocrático.

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Biografia do Autor

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo

    Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado (2003), Doutorado (2007) Pós-Doutorado (2016) em Educação: História, Política, Sociedade: Educação e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Educação em diferentes âmbitos. Os interesses de pesquisa, investigados a partir de aportes teóricos referidos à Sociologia da Educação, incidem principalmente nos seguintes temas: condições de trabalho do professor, formação de professores, trabalho do professor e políticas públicas, prática pedagógica, exercício docente, habitus docente, escola na prisão. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, atuando na Graduação (curso de Pedagogia) e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico e Doutorado).

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Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Aspectos do trabalho pedagógico escolar: relações entre equipe de gestão, professores e trabalho coletivo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e8991, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.8991. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8991. Acesso em: 15 out. 2025.