Education and healthcare: reflections regarding views on patient centered care during times of pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.11667

Keywords:

patient-centered care. Healthcare. Permanent education. Biopolitics.

Abstract

At any given moment, it is witnessed both the discovery of new diseases, and, simultaneously, a frailty in maintaining the population´s health. The world is stunned before the COVID-19 pandemic which scourges the planet. These are important aspects since patients are asking more and more questions. It is paramount to underscore that patients have the right of knowing and participating of the planning and care, from identifying the disease - which fosters an engagement to promote and maintain health - up to the admittances, whenever necessary. This paper is the brainchild of research activities based upon empirical elements experienced by the authors, within the context of health and spirituality. It is necessary to understand the aspects of both biopolitics and the reflexions of self and autonomy by Paulo Freire, in order to lead to pondering about how to bridge communication gaps between healthcare professionals and patients. Such topic takes great relevance in the discussion of maintaining healthcare and the importance of respecting one´s uniqueness in an opinion.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Nanci da Silva Teixeira Junqueira, Universidade de Caxias do Sul

    Possui graduação em Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, (2019), Mestrado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e Formação para Educação a Distância ambas realizadas na Universidade de Caxias do Sul. Atuou como Gerente Assistencial do Hospital Geral de Caxias do Sul e como coordenadora do Ambulatório Central da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul atua na Graduação e Pós Graduação. Coordenadora do Curso de Pós Graduação de Urgência e Emergência. Coordenadora do Projeto de Extensão intitulado Oficinas de Primeiros Socorros para a comunidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA SERRA(UCS). Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto Clínica e Cirúrgica, Urgência e Emergência, Primeiros Socorros, Saúde da Mulher e Materno Infantil.

  • Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul

    Possui Graduação em Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1982), Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007- conceito 7 CAPES). Foi Diretor e Vice-diretor Acadêmico da Universidade do Contestado-Campus de Curitibanos-SC. Trabalhou como docente de carreira na Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso tendo sido Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Prefeito Mário Abraão Nassarden", em Nobres-MT. Foi professor e assessor pedagógico do Colégio Maria Imaculada e do Colégio Profissional JK, em Curitibanos-SC. Participou como membro tendo sido presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitibanos/SC. Foi professor da Fundação Universidade do Contestado (UnC), foi Vice-Coordenador do Mestrado em Educação e Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - Lages/SC. Exerceu a função de Conselheiro Universitário _ CONSUNI da UNIPLAC, entre 14/05/2012 a 27/02/201, e coordenou a Linha de Pesquisa 1 do Programa de Mestrado em Educação da UNIPLAC: Políticas e Processos Formativos em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica GEPEB. Atualmente, é pesquisador do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA SERRA(UCS). Realizou missão de intercâmbio acadêmico na Universidade Carlos III, de Madri, em abril de 2014. Atua na pesquisa nos seguintes temas: formação de professores, educação popular, messianismo e movimentos sociais. Faz parte do Comitê Científico Internacional da Revista Eletrónica Educare da Universidade Nacional de Costa Rica. Concluiu Estágio Pós-Doutoral na Espanha, Universidade Carlos III -UC3M- GETAFE- Comunidade de Madri e participa como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Internacional, vinculado à Universidade Autónoma de Madri. PR-16 Formación del Profesorado, Innovación y Complejidad en Educación? (FORPROICE). Atualmente é docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul-UCS.

  • Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

    Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação - Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade, UNISINOS (2008). É professora da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em História e no de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado e Doutorado, tendo sido coordenadora do PPGEdu/UCS (2013 - 2017). É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França - Brasil). Lidera o Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e participa do grupo de pesquisa Educação no Brasil: memória , instituições e cultura escolar. É associada da SBHE, ASPHE, ANPED e ANPUH. É membro associado do Instituto Histórico de São Leopoldo. Foi presidente da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) no biênio 2015 - 2017. Integra o Observatório de Educação na UCS. Foi suplente no Comitê de Assessoramento Educação e Psicologia da FAPERGS (2017 - 2019). Foi editora associada da Revista Brasileira de História da Educação (2017 - 2019). É editora da Revista História da Educação da ASPHE (2019 - ). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: processo escolar, instituições escolares, cultura escolar, memórias da educação, etnia, história regional, escolarização entre imigrantes e ensino de História. Trabalhou em programas sociais de atendimento a crianças e adolescentes, inclusive coordenando projeto financiado pelo CNPQ. Foi professora da educação básica na rede pública municipal e particular.

Published

2022-09-29

How to Cite

Education and healthcare: reflections regarding views on patient centered care during times of pandemic. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 265–283, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.11667. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11667. Acesso em: 15 oct. 2025.