Educación y salud: reflexiones y posibles miradas hacia el cuidado centrado en el paciente en tiempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.11667

Palabras clave:

Cuidado centrado en el paciente. Salud. Educación permanente. Biopolítica.

Resumen

Continuamente, somos testigos de descubrimientos de nuevas enfermedades y, al mismo tiempo, de una fragilidad en el mantenimiento de la salud de la población. El mundo se encuentra perplejo ante la pandemia de COVID-19 que asola al planeta. Estos son aspectos importantes en el escenario en que pacientes están cada vez más cuestionadores. Es imperativo destacar que los pacientes tienen el derecho de conocer y participar del planeamiento del cuidado, desde la identificación de la enferme-dad, promoviendo el desarrollo en la promoción y mantenimiento de la salud y aun de las internaciones, cuando son necesarias. Este artículo es resultado de actividades de investigación de naturaleza conceptual a partir de elementos empíricos vividos con relación al contexto de la salud y espiritualidad de los autores. Es necesario comprender los aspectos de la biopolítica y de las reflexio-nes del sujeto y autonomía en Paulo Freire para conducir una reflexión sobre cómo los profesionales de la salud podrán estrechar vínculos de comunicación con los pacientes. Este tema se vuelve muy relevante para la discusión ante el proceso del cuidado de la salud y la importancia del respeto de la opinión del sujeto valorizando su singularidad. Cualificar procesos de formación permanente de los profesionales de la salud como una práctica regular permite pensar en la profundización del cuidado centrado en el paciente.

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Biografía del autor/a

  • Nanci da Silva Teixeira Junqueira, Universidade de Caxias do Sul

    Possui graduação em Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, (2019), Mestrado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e Formação para Educação a Distância ambas realizadas na Universidade de Caxias do Sul. Atuou como Gerente Assistencial do Hospital Geral de Caxias do Sul e como coordenadora do Ambulatório Central da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul atua na Graduação e Pós Graduação. Coordenadora do Curso de Pós Graduação de Urgência e Emergência. Coordenadora do Projeto de Extensão intitulado Oficinas de Primeiros Socorros para a comunidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA SERRA(UCS). Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto Clínica e Cirúrgica, Urgência e Emergência, Primeiros Socorros, Saúde da Mulher e Materno Infantil.

  • Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul

    Possui Graduação em Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1982), Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007- conceito 7 CAPES). Foi Diretor e Vice-diretor Acadêmico da Universidade do Contestado-Campus de Curitibanos-SC. Trabalhou como docente de carreira na Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso tendo sido Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Prefeito Mário Abraão Nassarden", em Nobres-MT. Foi professor e assessor pedagógico do Colégio Maria Imaculada e do Colégio Profissional JK, em Curitibanos-SC. Participou como membro tendo sido presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitibanos/SC. Foi professor da Fundação Universidade do Contestado (UnC), foi Vice-Coordenador do Mestrado em Educação e Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - Lages/SC. Exerceu a função de Conselheiro Universitário _ CONSUNI da UNIPLAC, entre 14/05/2012 a 27/02/201, e coordenou a Linha de Pesquisa 1 do Programa de Mestrado em Educação da UNIPLAC: Políticas e Processos Formativos em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica GEPEB. Atualmente, é pesquisador do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA SERRA(UCS). Realizou missão de intercâmbio acadêmico na Universidade Carlos III, de Madri, em abril de 2014. Atua na pesquisa nos seguintes temas: formação de professores, educação popular, messianismo e movimentos sociais. Faz parte do Comitê Científico Internacional da Revista Eletrónica Educare da Universidade Nacional de Costa Rica. Concluiu Estágio Pós-Doutoral na Espanha, Universidade Carlos III -UC3M- GETAFE- Comunidade de Madri e participa como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Internacional, vinculado à Universidade Autónoma de Madri. PR-16 Formación del Profesorado, Innovación y Complejidad en Educación? (FORPROICE). Atualmente é docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul-UCS.

  • Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

    Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação - Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade, UNISINOS (2008). É professora da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em História e no de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado e Doutorado, tendo sido coordenadora do PPGEdu/UCS (2013 - 2017). É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França - Brasil). Lidera o Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e participa do grupo de pesquisa Educação no Brasil: memória , instituições e cultura escolar. É associada da SBHE, ASPHE, ANPED e ANPUH. É membro associado do Instituto Histórico de São Leopoldo. Foi presidente da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) no biênio 2015 - 2017. Integra o Observatório de Educação na UCS. Foi suplente no Comitê de Assessoramento Educação e Psicologia da FAPERGS (2017 - 2019). Foi editora associada da Revista Brasileira de História da Educação (2017 - 2019). É editora da Revista História da Educação da ASPHE (2019 - ). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: processo escolar, instituições escolares, cultura escolar, memórias da educação, etnia, história regional, escolarização entre imigrantes e ensino de História. Trabalhou em programas sociais de atendimento a crianças e adolescentes, inclusive coordenando projeto financiado pelo CNPQ. Foi professora da educação básica na rede pública municipal e particular.

Publicado

2022-09-29

Cómo citar

Educación y salud: reflexiones y posibles miradas hacia el cuidado centrado en el paciente en tiempos de pandemia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 265–283, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.11667. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11667. Acesso em: 15 oct. 2025.