Educação e saúde: reflexões e possíveis olhares ao cuidado centrado no paciente em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.11667Palavras-chave:
Cuidado centrado no paciente. Saúde. Educação permanente. Biopolítica.Resumo
Presenciam-se, a cada momento, descobertas de novas doenças e, ao mesmo tempo, uma fragilidade na manutenção da saúde da população. O mundo encontra-se perplexo diante da pandemia de COVID-19 que assola o planeta. Esses são aspectos importantes no cenário em que pacientes estão cada vez mais questionadores. É imperativo salientar que os pacientes possuem o direito de conhecer e participar do planejamento, do cuidado, desde a identificação da doença, promovendo o envolvimento na promoção e manutenção da saúde e, até mesmo, nas internações se essas forem necessárias. Este artigo é resultado de atividades de pesquisa de natureza conceitual a partir de elementos empíricos vivenciados em relação ao contexto da saúde e espiritualidade dos autores. Compreender os aspectos da biopolítica e das reflexões de sujeito e autonomia em Paulo Freire se faz necessário para conduzir uma reflexão sobre como os profissionais da saúde poderão estreitar os laços de comunicação com os pacientes. Esse tema torna-se de grande relevância para discussão frente ao processo do cuidado da saúde e a importância do respeito da opinião do sujeito valorizando sua singularidade.