Desenvolvendo o pensamento metacognitivo no ensino de Filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14821

Palavras-chave:

metacognição, ensino de Filosofia, ensino e aprendizagem

Resumo

Neste artigo, tem-se o objetivo de investigar e analisar o desenvolvimento do pensamento metacognitivo de estudantes do 2º e 3° ano do Ensino Médio, nas aulas de Filosofia, no decorrer de 2021 e 2022. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico na prática escolar, com 36 alunos de uma escola da rede pública de ensino. Os dados foram obtidos por meio de questões metacognitivas, aplicadas em conjunto com o planejamento das aulas. As questões abrangeram seis elementos metacognitivos: pessoa, tarefa, estratégia, planificação, monitoração e avaliação. Os dados produzidos foram analisados e relacionados com o referencial teórico, de acordo com os seis elementos. Os resultados apresentaram indícios de desenvolvimento do pensamento metacognitivo, à medida que os aprendizes foram capazes de recorrerem aos seus conhecimentos prévios, identificaram a estratégia adequada para executarem as tarefas e demonstraram planejar suas ações, revisando-as quando necessário, a fim de alcançarem os resultados esperados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Ribeiro Menotti, Universidade do Vale do Taquari

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino(PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduação em Filsosofia Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul/RS. Realiza pesquisas nas áreas de ensino e aprendizagem, currículo, formação de professores, avaliação, ensino de filosofia e metacognição.

  • Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari

    Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEnsino). Professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

2023-06-05

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Desenvolvendo o pensamento metacognitivo no ensino de Filosofia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14821, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14821. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14821. Acesso em: 16 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)