Percepções e Desafios do Uso de IA Generativa na Educação

Um estudo com futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16860

Palavras-chave:

Inteligência Artificial Generativa, Formação Docente, Ensino de Matemática

Resumo

Este estudo explora as percepções e desafios relacionados ao uso de Inteligências Artificiais Generativas (IAGen) na educação, especialmente na formação de futuros professores de matemática. Motivada pela necessidade de investigar como graduandos percebem e pretendem integrar essas tecnologias emergentes em suas práticas pedagógicas, a pesquisa qualitativa baseou-se em referenciais teóricos sobre formação docente e tecnologia, utilizando questionários estruturados aplicados a 70 licenciandos. Embora a investigação adote perspectiva qualitativa como eixo central, incorporou-se também análise estatística descritiva para quantificar a frequência das categorias emergentes, configurando um delineamento metodológico de natureza mista. Os resultados indicam uma percepção positiva sobre o potencial das IAGen para personalizar o aprendizado e apoiar a criação de materiais didáticos e feedbacks imediatos. Contudo, destacam-se desafios como falta de conhecimento técnico, complexidade das ferramentas e preocupações éticas quanto à dependência tecnológica e possível interferência no desenvolvimento crítico dos estudantes. A pesquisa contribui para a compreensão do papel emergente das IAGen na formação docente, recomendando investigações adicionais para aprofundar o impacto efetivo dessas tecnologias no ensino.

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Biografia do Autor

  • Silvino Marques da Silva Junior, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

    Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí - Campus Floriano, na área de Informática e Comunicação. Doutorando em Ensino na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal do Piauí (2008), graduação em Licenciatura Plena em Computação pela Universidade Estadual do Piauí (2012) e especialização em Docência do Ensino Superior (2012). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Uso de Tecnologias no Ensino, Educação a Distância, Aprendizagem de Programação e Segurança da Informação.

  • Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

    Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Programa em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE e no Programa em Ensino - PPGEnsino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática.

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Publicado

2025-06-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Percepções e Desafios do Uso de IA Generativa na Educação: Um estudo com futuros professores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16860, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16860. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16860. Acesso em: 15 out. 2025.

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