Percepções e Desafios do Uso de IA Generativa na Educação
Um estudo com futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16860Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, Formação Docente, Ensino de MatemáticaResumo
Este estudo explora as percepções e desafios relacionados ao uso de Inteligências Artificiais Generativas (IAGen) na educação, especialmente na formação de futuros professores de matemática. Motivada pela necessidade de investigar como graduandos percebem e pretendem integrar essas tecnologias emergentes em suas práticas pedagógicas, a pesquisa qualitativa baseou-se em referenciais teóricos sobre formação docente e tecnologia, utilizando questionários estruturados aplicados a 70 licenciandos. Embora a investigação adote perspectiva qualitativa como eixo central, incorporou-se também análise estatística descritiva para quantificar a frequência das categorias emergentes, configurando um delineamento metodológico de natureza mista. Os resultados indicam uma percepção positiva sobre o potencial das IAGen para personalizar o aprendizado e apoiar a criação de materiais didáticos e feedbacks imediatos. Contudo, destacam-se desafios como falta de conhecimento técnico, complexidade das ferramentas e preocupações éticas quanto à dependência tecnológica e possível interferência no desenvolvimento crítico dos estudantes. A pesquisa contribui para a compreensão do papel emergente das IAGen na formação docente, recomendando investigações adicionais para aprofundar o impacto efetivo dessas tecnologias no ensino.
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