Extension course on (self) biographical narrative research

possibilities for research and teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15757

Keywords:

Extension course, Teacher training, Narrative (self) biographical research

Abstract

This article aims to understand and analyze the experience of an extension course on (self) biographical narratives, based on the impressions of the course participants, reflecting on the formative aspects of the experience. To this end, adopting a qualitative approach and a bibliographical, descriptive and field study, the text used specialized literature to present the main theoretical and methodological concepts that guided the course, as well as describing the context and the research instruments. The analysis then moved on to the proposed framework, considering emerging issues of the status of women in society. In the end, the article points to the formative potential of extension courses and the intersection of theoretical and methodological reflections with the trajectories of life, work and training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Caio Corrêa Derossi, UENF

    Mestre em Educação (2021) e Licenciado em História (2018) ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (2022) pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (IFMG), em Docência e Prática de Ensino em História (2022) pela UniAmérica/Faculdade Descomplica e em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Focus. Atualmente curso Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de modo semipresencial pelo Consórcio CECIERJ. Foi aluno-pesquisador e bolsista (2013-2014) de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Foi bolsista Capes\CNPq (2017-2018), do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da UFV (2017-2018). Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Níveis I e II (2018-2019) das áreas de Psicologia e de Fundamentos do Departamento de Educação da UFV. Realizou Estágio em Docência durante o mestrado (2019) na disciplina de Avaliação do curso de Pedagogia da UFV. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas registrados no Diretório do CNPq: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - UFPA); Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI - UFRRJ), do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) biográficas (GEPAS - UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú) e do Grupo de Pesquisa Vivências e Didáticas Autorais (VIDA - UFF). Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação.

  • Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

    Possui Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006), Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora associada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infâncias e juventudes, narrativas e pesquisa (auto)biográfica. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (auto)biográficas - GEPAS. É conselheira administrativa da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida e Formação - ANNHIVIF.

Published

2024-07-14

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo

How to Cite

Extension course on (self) biographical narrative research: possibilities for research and teacher training. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15757, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15757. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15757. Acesso em: 16 oct. 2025.