Curso de extensión sobre investigación narrativa (auto) biográfica

posibilidades para la investigación y la formación de profesores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15757

Palabras clave:

Curso de extensión, Formación de profesores, Investigación (auto)biográfica narrativa

Resumen

Este artículo pretende comprender y analizar la experiencia de un curso de extensión sobre narrativas (auto)biográficas, a partir de las impresiones de los participantes del curso, reflexionando sobre los aspectos formativos de la experiencia. Para ello, adoptando un abordaje cualitativo y un estudio bibliográfico, descriptivo y de campo, el texto recurrió a la literatura especializada para presentar los principales conceptos teóricos y metodológicos que orientaron el curso, además de describir el contexto y los instrumentos de investigación. El análisis prosiguió a partir del marco propuesto, considerando las cuestiones emergentes de la situación de la mujer en la sociedad. Por último, el artículo señala el potencial formativo de los cursos de extensión y la intersección de las reflexiones teóricas y metodológicas con las trayectorias vitales, laborales y formativas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Caio Corrêa Derossi, UENF

    Mestre em Educação (2021) e Licenciado em História (2018) ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (2022) pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (IFMG), em Docência e Prática de Ensino em História (2022) pela UniAmérica/Faculdade Descomplica e em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Focus. Atualmente curso Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de modo semipresencial pelo Consórcio CECIERJ. Foi aluno-pesquisador e bolsista (2013-2014) de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Foi bolsista Capes\CNPq (2017-2018), do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da UFV (2017-2018). Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Níveis I e II (2018-2019) das áreas de Psicologia e de Fundamentos do Departamento de Educação da UFV. Realizou Estágio em Docência durante o mestrado (2019) na disciplina de Avaliação do curso de Pedagogia da UFV. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas registrados no Diretório do CNPq: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - UFPA); Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI - UFRRJ), do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) biográficas (GEPAS - UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú) e do Grupo de Pesquisa Vivências e Didáticas Autorais (VIDA - UFF). Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação.

  • Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

    Possui Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006), Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora associada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infâncias e juventudes, narrativas e pesquisa (auto)biográfica. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (auto)biográficas - GEPAS. É conselheira administrativa da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida e Formação - ANNHIVIF.

Publicado

2024-07-14

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

Curso de extensión sobre investigación narrativa (auto) biográfica: posibilidades para la investigación y la formación de profesores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15757, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15757. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15757. Acesso em: 16 oct. 2025.