Planejamento de ações e o uso de recursos no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15980Palavras-chave:
Educação Especial, Planejamento Docente, Práticas Pedagógicas, ProfessorasResumo
Este artigo tem como objeto de estudo a prática docente no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil de três Centros Municipais de Educação Infantil de João Pessoa, Paraíba. O objetivo é apresentar uma análise dos planejamentos e ações docentes, bem como o uso dos recursos e materiais pedagógicos no Atendimento Educacional Especializado. Como suporte metodológico, utilizou-se a técnica de observação, e o diário de campo foi o instrumento de coleta de dados. Os resultados mostraram que as três professoras especialistas realizavam frequentemente o planejamento das ações pedagógicas e recorriam às práticas lúdicas, nas quais eram usados recursos e materiais pedagógicos (recursos de Tecnologia Assistiva, jogos pedagógicos, desenhos e recursos tecnológicos como televisão e mesa digital), proporcionando mais oportunidades para que o público-alvo, crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação, tivesse momentos de descobertas, de autodescobertas e de interação com a professora e os demais parceiros da escola.
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