The Impact of Academic Productions on Teaching Practice

perspectives of Basic Education Teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16293

Keywords:

research, teacher, pedagogical practice, teaching practice

Abstract

The article investigates how intellectual productions resulting from academic research impact teaching and pedagogical practices. A qualitative approach and the critical dialectical method are used to analyze the relationship between academic research and pedagogical practice. Questionnaires and semi-structured interviews were conducted with eight public school teachers from the Federal District. The data analysis, based on the Nucleus of Signification by Aguiar and Ozella (2006), identifies two key areas: (1) Research and intellectual production in pedagogical practice and (2) Research and intellectual production as mediators of teaching practice. The results show significant impacts of intellectual productions on teachers' practices, highlighting research as a promoter of reflection and methodological innovation. It concludes that strengthening the integration between research and teaching is important, suggesting that valuing research in the school context enriches educational practice and contributes to the continuous development of teachers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Maria Alessandra Lima Moulin, Universidade de Brasília

    Consultora Educacional. Doutoranda em Educação (FE-UnB - 2021-2025). Mestre na área de Relações Internacionais e Ciência Política com ênfase em Defesa e Poder Aeroespacial. Objeto de Pesquisa - Currículo no Ensino Militar (UNIFA, 2019). Pós-graduação Lato Sensu em Direito e Gestão Educacional (ILAPE, 2010); em Psicopedagogia (UCB, 2005); em Educação a Distância (UNB, 2000); Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1999). Possuo 25 anos de experiência profissional em educação: Consultora Educacional Sênior -Trilhas Consultoria; Docente Graduação (Faculdade Dulcina de Moraes, Faculdade Horizonte, IESB), Docente Pós-graduação em Orientação Educacional (Os Pedagógicos) e em Neuroaprendizagem (IMPI); Servidora Comissionada - Coordenadora Pedagógica no Ministério da Defesa (Escola Superior de Defesa -ESD/ Escola Superior de Guerra - Campus Brasília); conteudista de cursos de pós-graduação a distância; responsável pela elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos; Orientadora Educacional, formadora de professores, experiência em avaliação institucional; assessoria acadêmica em IES, orientadora de TCC - Pós- Graduação Lato Sensu (ESD, 2020-2024); entre outras. Atuou por 8 anos como Oficial Pedagoga da Força Aérea. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB e o grupo do Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa Lab-SDD na ESD/MD, ambos cadastrados no CNPq. Desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase na organização do trabalho pedagógico e currículo (UnB) e na dimensão humana nos estudos de Defesa (ESD).

  • Lívia Gonçalves de Oliveira, Universidade de Brasília

    Graduada em Letras - Português (2005) e em Pedagogia (2005), com especialização em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural (2021). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2019) e atualmente doutoranda na mesma instituição. Membro dos grupos de pesquisa GEPPESP e Prodocência da Universidade de Brasília. Participante ativa em congressos nacionais e internacionais, com destaque para congressos de língua espanhola e portuguesa na Europa, apresentando estudos e artigos científicos na área da educação. Desempenha o papel de formadora de professores e profissionais da educação, com foco em coordenação pedagógica, gestão, educação especial, orientação educacional e alfabetização, abrangendo dimensões do currículo, avaliação e didática. Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), possui ampla experiência com publicações em revistas acadêmicas e anais de congressos, tanto nacionais quanto internacionais. Atua como formadora, integrando teoria e prática na formação de profissionais da educação, e como consultora e escritora de material didático para cursos de curta duração e de pós-graduação em instituições particulares, com reconhecimento e credibilidade nacional e internacional. Além disso, exerce a docência no ensino superior.

  • Edileuza Fernandes, Universidade de Brasília

    Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores para os anos iniciais de escolarização. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Estágio de doutoramento na Universidade do Porto-Portugal (FPCE-UP). Pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia de 2023 a 2024. Professora aposentada da Secretaria de Educação do DF, onde coordenou a implantação do Ensino Fundamental de nove anos (2006 e 2007), foi Subsecretária de Educação Básica DF nos períodos de: 15/04/2011 a 07/09/2011 e 18/09/2013 a 31/12/2014, coordenou a elaboração da políticacurricular do DF - Currículo em Movimento (SEEDF 2014). Foi membro e presidente da Câmara de Educação Básicado Conselho de Educação do DF. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UnB - Linha Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB cadastrado no Cnpq. Desenvolve pesquisas na área da Educação comênfase na organização do trabalho pedagógico do Ensino Fundamental e Médio. Membro da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Coordena o Observatório de Educação Básica (ObsEB) da Faculdade de Educação da UnB. É membro do Fórum Distrital de Educação e da Comissão Técnica Distrital, responsável pela elaboração do Plano Distrital de Educação - PDE (2025-2035).

Published

2024-11-12

Issue

Section

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência

How to Cite

The Impact of Academic Productions on Teaching Practice: perspectives of Basic Education Teachers. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16293, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16293. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16293. Acesso em: 15 oct. 2025.