O impacto de Produções Acadêmicas na Prática Docente
perspectivas de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16293Palavras-chave:
pesquisa, professor, prática pedagógica, prática docenteResumo
O artigo investiga como as produções intelectuais resultantes de pesquisas acadêmicas impactam as práticas docentes e pedagógicas. A abordagem qualitativa e o método crítico dialético analisam a relação entre pesquisa acadêmica e prática pedagógica. Utilizam-se questionários e entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública do Distrito Federal. A análise dos dados, com base no Núcleo de Significação de Aguiar e Ozella (2006), identifica dois núcleos: (1) Pesquisa e produção intelectual na prática pedagógica e (2) Pesquisa e produção intelectual como mediadoras da prática docente. Os resultados mostram impactos significativos das produções intelectuais nas práticas dos professores, destacando a pesquisa como promotora de reflexão e inovação metodológica. Conclui-se que é importante fortalecer a integração entre pesquisa e docência, sugerindo que a valorização da pesquisa no contexto escolar enriquece a prática educativa e contribui para a formação contínua dos docentes.
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