El Impacto de las Producciones Académicas en la Práctica Docente

perspectivas de los Profesores de Educación Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16293

Palabras clave:

investigación, maestro, práctica pedagógica, práctica docente

Resumen

El artículo investiga cómo las producciones intelectuales resultantes de investigaciones académicas impactan las prácticas docentes y pedagógicas. Se utiliza un enfoque cualitativo y el método crítico dialéctico para analizar la relación entre la investigación académica y la práctica pedagógica. Se realizaron cuestionarios y entrevistas semiestructuradas con ocho profesores de la red pública del Distrito Federal. El análisis de datos, basado en el Núcleo de Significación de Aguiar y Ozella (2006), identifica dos áreas clave: (1) Investigación y producción intelectual en la práctica pedagógica y (2) Investigación y producción intelectual como mediadoras de la práctica docente. Los resultados muestran impactos significativos de las producciones intelectuales en las prácticas de los profesores, destacando la investigación como promotora de la reflexión e innovación metodológica. Se concluye que es importante fortalecer la integración entre investigación y docencia, sugiriendo que valorar la investigación en el contexto escolar enriquece la práctica educativa y contribuye al desarrollo continuo de los docentes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Alessandra Lima Moulin, Universidade de Brasília

    Consultora Educacional. Doutoranda em Educação (FE-UnB - 2021-2025). Mestre na área de Relações Internacionais e Ciência Política com ênfase em Defesa e Poder Aeroespacial. Objeto de Pesquisa - Currículo no Ensino Militar (UNIFA, 2019). Pós-graduação Lato Sensu em Direito e Gestão Educacional (ILAPE, 2010); em Psicopedagogia (UCB, 2005); em Educação a Distância (UNB, 2000); Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1999). Possuo 25 anos de experiência profissional em educação: Consultora Educacional Sênior -Trilhas Consultoria; Docente Graduação (Faculdade Dulcina de Moraes, Faculdade Horizonte, IESB), Docente Pós-graduação em Orientação Educacional (Os Pedagógicos) e em Neuroaprendizagem (IMPI); Servidora Comissionada - Coordenadora Pedagógica no Ministério da Defesa (Escola Superior de Defesa -ESD/ Escola Superior de Guerra - Campus Brasília); conteudista de cursos de pós-graduação a distância; responsável pela elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos; Orientadora Educacional, formadora de professores, experiência em avaliação institucional; assessoria acadêmica em IES, orientadora de TCC - Pós- Graduação Lato Sensu (ESD, 2020-2024); entre outras. Atuou por 8 anos como Oficial Pedagoga da Força Aérea. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB e o grupo do Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa Lab-SDD na ESD/MD, ambos cadastrados no CNPq. Desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase na organização do trabalho pedagógico e currículo (UnB) e na dimensão humana nos estudos de Defesa (ESD).

  • Lívia Gonçalves de Oliveira, Universidade de Brasília

    Graduada em Letras - Português (2005) e em Pedagogia (2005), com especialização em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural (2021). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2019) e atualmente doutoranda na mesma instituição. Membro dos grupos de pesquisa GEPPESP e Prodocência da Universidade de Brasília. Participante ativa em congressos nacionais e internacionais, com destaque para congressos de língua espanhola e portuguesa na Europa, apresentando estudos e artigos científicos na área da educação. Desempenha o papel de formadora de professores e profissionais da educação, com foco em coordenação pedagógica, gestão, educação especial, orientação educacional e alfabetização, abrangendo dimensões do currículo, avaliação e didática. Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), possui ampla experiência com publicações em revistas acadêmicas e anais de congressos, tanto nacionais quanto internacionais. Atua como formadora, integrando teoria e prática na formação de profissionais da educação, e como consultora e escritora de material didático para cursos de curta duração e de pós-graduação em instituições particulares, com reconhecimento e credibilidade nacional e internacional. Além disso, exerce a docência no ensino superior.

  • Edileuza Fernandes, Universidade de Brasília

    Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores para os anos iniciais de escolarização. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Estágio de doutoramento na Universidade do Porto-Portugal (FPCE-UP). Pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia de 2023 a 2024. Professora aposentada da Secretaria de Educação do DF, onde coordenou a implantação do Ensino Fundamental de nove anos (2006 e 2007), foi Subsecretária de Educação Básica DF nos períodos de: 15/04/2011 a 07/09/2011 e 18/09/2013 a 31/12/2014, coordenou a elaboração da políticacurricular do DF - Currículo em Movimento (SEEDF 2014). Foi membro e presidente da Câmara de Educação Básicado Conselho de Educação do DF. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UnB - Linha Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB cadastrado no Cnpq. Desenvolve pesquisas na área da Educação comênfase na organização do trabalho pedagógico do Ensino Fundamental e Médio. Membro da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Coordena o Observatório de Educação Básica (ObsEB) da Faculdade de Educação da UnB. É membro do Fórum Distrital de Educação e da Comissão Técnica Distrital, responsável pela elaboração do Plano Distrital de Educação - PDE (2025-2035).

Publicado

2024-11-12

Número

Sección

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência

Cómo citar

El Impacto de las Producciones Académicas en la Práctica Docente: perspectivas de los Profesores de Educación Básica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16293, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16293. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16293. Acesso em: 1 dec. 2025.