Unfinished words

living between research and teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16389

Keywords:

docência, pesquisa, escrita, leitura

Abstract

This article is a theoretical essay to think about the relationship between teaching and research in teacher training. We have borrowed Barthes' notes to think about what happens between those who research and teach, when writing and reading are a problem to be considered for thinking together with students, rather than just tasks of recording and communication. Reading and writing in education are not natural, they are crossed by different forces. Hence, when reading and writing are between research and teaching, maybe we can encounter ourselves and the world in other ways, in a more affirmative path. We argue, therefore, that training for reading and writing as modes of existence does not function as something to be codified in research, and teaching is regarded as an attitude to listen and live attentive to others and to oneself, like an awakening, rather than empty entertainment.

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Author Biographies

  • Betina Schuler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

    Pós-Doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Doutorada em Ciências Humanas pela Griffith University, Austrália. Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é Docente na Escola de Humanidades e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na Linha de Pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Avaliação 6 Capes). Líder do Grupo de Pesquisa Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura (CNPq/Unisinos). Bolsista Produtividade do CNPq (Pq2). Integrante da Rede Nacional de Pesquisa em Educação Filosófica e da Rede Internacional de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Atua principalmente nos temas: estudos foucaultianos em educação; educação filosófica e práticas de escrita e leitura; infância e subjetivação; literatura; docências. Tem experiência docente na Educação Infantil e nos anos inicias e finais do Ensino Fundamental.

  • Elisandro Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Pedagogo; Doutor em Educação [Unisinos]; Mestre em Saúde Coletiva [UFRGS]; com Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva [UFRGS]; Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva [UFRGS]; Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação [UFSM]. Técnico em Educação no Grupo Hospitalar Conceição [GHC]. Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul [PPGEDU/UFRGS]. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde (SUS) e da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola GHC. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Narrativas em Saúde [GHC] e do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas em Saúde [GEPPPS-GHC]. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura - NUPPEC, Eixo 2 - Psicanálise, Educação e Cultura. Possui experiência na área da Educação e da Saúde Coletiva com ênfase nos seguintes temas: Educação em Saúde; Educação na Saúde; Saúde e Educação; Escrever na Saúde; Escrita; Montagem da Escrita e do Pensamento em Educação e Saúde; Tecnologias educacionais em educação em saúde; Processos pedagógicos em educação em saúde.

Published

2024-11-03

Issue

Section

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência

How to Cite

Unfinished words: living between research and teaching. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16389, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16389. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16389. Acesso em: 15 oct. 2025.