Palabras inacabadas

el habitar entre la investigación y la docencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16389

Palabras clave:

docência, pesquisa, escrita, leitura

Resumen

Este artículo es un ensayo teórico para pensar la relación entre la docencia y la investigación en la formación de profesores. Tomamos prestadas las notas de Barthes para reflexionar sobre lo que ocurre entre quien investiga y enseña, cuando la escritura y la lectura no son solo tareas de registro y comunicación, sino un problema que debe abordarse junto con los estudiantes como objeto de reflexión. La lectura y la escritura en la educación no son naturales, sino que están atravesadas por diferentes fuerzas. De este modo, cuando leer y escribir se sitúan entre la investigación y la docencia, tal vez podamos encontrarnos a nosotros mismos y al mundo de otras maneras, de una forma más afirmativa. Argumentamos, pues, que la formación para leer y escribir como modos de existencia opera con la investigación no como algo que deba ser codificado, y con la docencia no sometida al entretenimiento vacío, sino como una postura de escucha y una existencia atenta a los demás y a uno mismo, tal como un despertar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Betina Schuler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

    Pós-Doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Doutorada em Ciências Humanas pela Griffith University, Austrália. Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é Docente na Escola de Humanidades e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na Linha de Pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Avaliação 6 Capes). Líder do Grupo de Pesquisa Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura (CNPq/Unisinos). Bolsista Produtividade do CNPq (Pq2). Integrante da Rede Nacional de Pesquisa em Educação Filosófica e da Rede Internacional de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Atua principalmente nos temas: estudos foucaultianos em educação; educação filosófica e práticas de escrita e leitura; infância e subjetivação; literatura; docências. Tem experiência docente na Educação Infantil e nos anos inicias e finais do Ensino Fundamental.

  • Elisandro Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Pedagogo; Doutor em Educação [Unisinos]; Mestre em Saúde Coletiva [UFRGS]; com Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva [UFRGS]; Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva [UFRGS]; Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação [UFSM]. Técnico em Educação no Grupo Hospitalar Conceição [GHC]. Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul [PPGEDU/UFRGS]. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde (SUS) e da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola GHC. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Narrativas em Saúde [GHC] e do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas em Saúde [GEPPPS-GHC]. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura - NUPPEC, Eixo 2 - Psicanálise, Educação e Cultura. Possui experiência na área da Educação e da Saúde Coletiva com ênfase nos seguintes temas: Educação em Saúde; Educação na Saúde; Saúde e Educação; Escrever na Saúde; Escrita; Montagem da Escrita e do Pensamento em Educação e Saúde; Tecnologias educacionais em educação em saúde; Processos pedagógicos em educação em saúde.

Publicado

2024-11-03

Número

Sección

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência

Cómo citar

Palabras inacabadas: el habitar entre la investigación y la docencia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16389, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16389. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16389. Acesso em: 30 nov. 2025.