Palavras inacabadas
o habitar entre a pesquisa e a docência
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16389Palavras-chave:
docência, pesquisa, escrita, leituraResumo
Este artigo é um ensaio teórico para pensar a relação entre a docência e a pesquisa na formação de professores. Tomamos emprestadas as notas de Barthes para pensar o que acontece entre quem pesquisa e ensina, quando a escrita e a leitura não são apenas tarefas de registro e comunicação, mas um problema a ser tomado para o pensamento junto com os estudantes. A leitura e a escrita na educação não são naturais, mas atravessadas por diferentes forças. Desse modo, quando ler e escrever estão entre a pesquisa e a docência, talvez possamos nos encontrar com nós mesmos e com o mundo de outras formas, de um modo mais afirmativo. Argumentamos, pois, que a formação para o ler e o escrever como modos de existência opera com a pesquisa não como algo a ser codificado e com a docência não submetida ao entretenimento vazio, mas como postura de escuta e existência atenta aos outros e a si mesmo, tal como um acordar.
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