The PNLD 2021 Textbooks and their Contributions in the Fight against Fake News

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16847

Keywords:

Fake news, Textbook, Science

Abstract

This study aimed to verify the contributions of the PNLD 2021 Textbooks of the Integrative Projects of the Natural Science and its Technologies Area in confronting Fake News. The study was conducted through documentary research, in which we performed an analysis of thirteen books approved in the National Textbook Program - PNLD 2021 for High School. As a method of analysis, we used the assumptions of Bardin's content analysis (2016). We identified the significant presence of the theme in the textbooks. Among the terms found, the expression Fake News appears in abundance. We understand that the analyzed textbooks, combined with the teaching work, can contribute to the formation of critical thinking in students and the dissemination of correct scientific information, acting in the confrontation of Fake News.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Marianne Cássia Carvalho Teixeira, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Experiência em monitoria nas área de Laboratório de Física 1,Laboratório de Física 2 e Laboratório de Física 3. Durante a sua graduação participou do Projeto coordenado pelo Prof. Dr. José Henrique Araújo Lopes de Andrade, intitulado: Preparação e apresentação de materiais didáticos e amostras científicas baseado em experimentos para a difusão dos fenômenos que envolvem a luz nas escolas públicas do estado de Alagoas. Desenvolveu sobre a orientação da Prof° Dr° Lidiane Maria Omena da Silva Leão o trabalho de conclusão de curso sobre a Utilização do álbum de figurinhas como método de alfabetização científica do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. É especialista em Ensino das Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Mestra do Ensino de Ciências e Matemática pela UFAL.

  • Alana Priscila Lima de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

    Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino no polo da Universidade Federal de Alagoas - RENOEN/UFAL, com área de concentração em Ensino, Currículo e Processos de Ensino-Aprendizagem. Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2004) com especialização em Psicopedagogia Institucional (2007). Atuou como Gestora Adjunta na Escola Estadual Ana Lins. Tem experiência na área de Educação, atuando nas áreas relativas ao Ensino de Ciências Naturais, Ensino de Biologia, Educação Ambiental e Educação Profissional (PRONATEC) onde atuou como Supervisora do Eixo Ambiente e Saúde da Unidade Remota Escola Estadual Misael Gonçalves Ferreira (Barra de São Miguel). Atualmente exerce a função de Técnica de Inovação e Tecnologia da Educação na 2 Gerência Especial de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, onde organiza e ministra formações para professores da rede estadual de ensino juntamente com a equipe de técnicos das demais GEE. É integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC- UFAL).

  • Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira e de Ensino de Ciências e Matemática, orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor com o uso de TIC e de outras ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Published

2025-05-29

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo

How to Cite

The PNLD 2021 Textbooks and their Contributions in the Fight against Fake News. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16847, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16847. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16847. Acesso em: 15 oct. 2025.