Aprendizagem e fatores motivacionais relacionados
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i2.4309Keywords:
Motivação. Aprendizagem. Professor. Estudante.Abstract
Este texto resulta de pesquisa bibliográfica, exploratória, de caráter qualitativo, parte do trabalho de conclusão de pós-graduação, para a qual se utilizou como fontes básicas obras e artigos de autores reconhecidos. O objetivo proposto é demonstrar a importância da motivação no espaço escolar, como ela contribui, interfere nos processos educativos, no ambiente escolar, na aquisição do conhecimento, em síntese, no trabalho do professor, no ensino e na aprendizagem. A arquitetura do texto está estruturada de modo a conceituar motivação e aprendizagem e, posteriormente, relacioná-los com os fatores motivacionais interferentes na aprendizagem e na melhoria da qualidade do ensino. Conclui-se, demonstrando que a motivação é discurso recorrente nos espaços escolares, no entanto, longo caminho a percorrer no que diz respeito a constituir-se em ações objetivas para sua incorporação na prática pedagógica. O que se evidencia são atitudes reveladoras de ausência de motivação para o aprendizado e para o trabalho escolar. Os educadores têm noções elementares a respeito de sua importância no processo educativo, mas falta-lhes conhecimento aprofundado para inseri-las na prática cotidiana e em como fazer uso dos fatores motivacionais no sentido de melhorar as relações com os estudantes e sua aquisição de conhecimento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-09-23
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
Aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i2.4309. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/4309. Acesso em: 16 oct. 2025.