Estudios de revisión en Educación: estado del arte y revisión sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.11512

Palabras clave:

Educación, Estudios de revisión, Revisión sistemática, Estado del arte

Resumen

De acuerdo con las necesidades actuales de investigación en educación, los estudios de revisión son vistos como objetos de suma importancia para contribuir al desarrollo científico y la producción de nuevas investigaciones en el campo de la educación. Existen diferentes tipos de estudios de revisión y cada uno tiene una metodología específica. Este artículo se centrará en dos tipos de estudios de revisión, la revisión sistemática y el estado del arte. Presenta una investigación de enfoque cualitativo de tipo bibliográfico realizada en libros, artículos, tesis y disertaciones que tuvo el objetivo de describir e sugerir indicaciones para la realización de estudios de revisión, con énfasis en la Revisión Sistemática y en el Estado del Arte. Sobre la base de la investigación realizada, fue posible identificar que estos dos tipos de estudios de revisión son necesarios para comprender y analizar mejor la investigación en el campo de la educación, de modo que la realización de estos estudios contribuya significativamente con la capacitación del investigador y al desarrollo de nuevos estudios a través de una perspectiva diferente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fabielle Rocha Cruz, Universidade Federal do Paraná

    Graduada em Letras Português e Inglês pela PUC-PR, onde foi bolsista do Programa de Iniciação Científica da instituição e pesquisou o uso de video-games na aquisição de segunda língua. Em 2018, concluiu a pós-graduação em Educação Bilíngue, onde pesquisou sobre Letramento Digital e video-games em contextos interdisciplinares. No período de 2018 à 2019, foi bolsista do Departamento de Estado dos Estados Unidos e atuou como professora assistente de língua portuguesa na University of Notre Dame. Atualmente, é mestranda em educação da Universidade Federal do Paraná.

  • Jacques de Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná, Centro Universitário Curitiba

    Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente, Mediação Pedagógica e Coordenação Pedagógica. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis e modalidades de Educação e Ensino, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná. Coordenador e professor do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNICURITIBA.

Publicado

2023-05-02

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

Estudios de revisión en Educación: estado del arte y revisión sistemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e11512, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.11512. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11512. Acesso em: 16 oct. 2025.