Estudos de revisão em Educação: Estado da Arte e Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.11512

Palavras-chave:

Educação, Estudos de revisão, Revisão sistemática, Estado da arte

Resumo

De acordo com as necessidades atuais da pesquisa em educação, os estudos de revisão são vistos como objetos de suma importância para contribuir no desenvolvimento científico e na produção de novas investigações na área da educação. Existem diferentes tipos de estudos de revisão e cada um deles apresenta uma metodologia específica. Este artigo irá concentra-se em dois tipos de estudos de revisão, a Revisão Sistemática e o Estado da Arte. Apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica realizada em livros, artigos, teses e dissertações que teve o objetivo de descrever e sugerir indicações para a realização de estudos de revisão, com ênfase na Revisão Sistemática e no Estado da Arte. Com base na pesquisa realizada foi possível identificar que esses dois tipos de estudos de revisão são necessários para melhor compreender e analisar as pesquisas da área da educação, de modo que a realização destes estudos contribuem significativamente na formação do pesquisador e desenvolvimento de novos estudos por óticas diferenciadas.

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Biografia do Autor

  • Fabielle Rocha Cruz, Universidade Federal do Paraná

    Graduada em Letras Português e Inglês pela PUC-PR, onde foi bolsista do Programa de Iniciação Científica da instituição e pesquisou o uso de video-games na aquisição de segunda língua. Em 2018, concluiu a pós-graduação em Educação Bilíngue, onde pesquisou sobre Letramento Digital e video-games em contextos interdisciplinares. No período de 2018 à 2019, foi bolsista do Departamento de Estado dos Estados Unidos e atuou como professora assistente de língua portuguesa na University of Notre Dame. Atualmente, é mestranda em educação da Universidade Federal do Paraná.

  • Jacques de Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná, Centro Universitário Curitiba

    Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente, Mediação Pedagógica e Coordenação Pedagógica. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis e modalidades de Educação e Ensino, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná. Coordenador e professor do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNICURITIBA.

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Publicado

2023-05-02

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Estudos de revisão em Educação: Estado da Arte e Revisão Sistemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e11512, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.11512. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11512. Acesso em: 16 out. 2025.