A experiência de acadêmicos de Enfermagem no ensino remoto durante a pandemia por Covid-19 (SARS-CoV2)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11801

Palavras-chave:

Enfermeira, Educação Superior, Coronavirus

Resumo

O objetivo geral do artigo é realizar um levantamento junto aos acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) sobre as condições em estes vem desenvolvendo o ensino remoto emergencial (ERE) e as suas percepções a respeito do processo. O texto é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo-analítico; compreendendo as informações à luz da análise de conteúdo. Realizou-se um levantamento sobre os principais encaminhamentos educacionais adotados pelo Estado brasileiro, com foco na educação superior, no momento de pandemia por Covid-19 e, por consequência, a perspectiva institucional adotada pela UEMS. Os dados foram coletados por meio de questionário e apontaram a predominância da realização das atividades educativas por meio de celulares e a utilização de uma série de ferramentas digitais para o acesso ao conteúdo. Com relação a como foi a vivência do acadêmico no ERE, foram destacadas categorias relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, ao estudo no ambiente domiciliar e aos equipamentos e recursos tecnológicos. Acredita-se que a pandemia por Covid-19 trouxe à área da educação rupturas e novas configurações que necessitarão de reflexões, estudos e amadurecimento por parte de docentes, discentes e familiares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

    Enfermeira, Mestrado e Doutorado em Educação. Professora no curso de graduação em Enfermagem e no Mestrado Profissional Ensino em Saúde, ambos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Com experiência nas áreas de educação superior; formação de recursos humanos em saúde e processos educativos em saúde.

  • Raphael Ramos Spessoto

    Biólogo, Mestrado Profissional em Ensino em Ciências pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professor de Ciências na Escola Estadual João Paulo dos Reis Veloso. Com experiência nas áreas de ciências biológicas, de processos educativos a partir de metodologias ativas.

Downloads

Publicado

2022-04-18

Como Citar

A experiência de acadêmicos de Enfermagem no ensino remoto durante a pandemia por Covid-19 (SARS-CoV2). Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 470–489, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11801. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11801. Acesso em: 15 out. 2025.