A experiência de acadêmicos de Enfermagem no ensino remoto durante a pandemia por Covid-19 (SARS-CoV2)
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11801Palavras-chave:
Enfermeira, Educação Superior, CoronavirusResumo
O objetivo geral do artigo é realizar um levantamento junto aos acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) sobre as condições em estes vem desenvolvendo o ensino remoto emergencial (ERE) e as suas percepções a respeito do processo. O texto é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo-analítico; compreendendo as informações à luz da análise de conteúdo. Realizou-se um levantamento sobre os principais encaminhamentos educacionais adotados pelo Estado brasileiro, com foco na educação superior, no momento de pandemia por Covid-19 e, por consequência, a perspectiva institucional adotada pela UEMS. Os dados foram coletados por meio de questionário e apontaram a predominância da realização das atividades educativas por meio de celulares e a utilização de uma série de ferramentas digitais para o acesso ao conteúdo. Com relação a como foi a vivência do acadêmico no ERE, foram destacadas categorias relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, ao estudo no ambiente domiciliar e aos equipamentos e recursos tecnológicos. Acredita-se que a pandemia por Covid-19 trouxe à área da educação rupturas e novas configurações que necessitarão de reflexões, estudos e amadurecimento por parte de docentes, discentes e familiares.