Los Consejos de Clase Participativos y los aportes de la orientación educativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14849

Palabras clave:

consejo de clase participativo, orientación educativa, gestión democrática.

Resumen

El artículo presenta una revisión bibliográfica sobre los consejos de clase participativos y se justifica por la relevancia de la práctica del Orientador Educativo en el ámbito escolar, a partir de la comunicación y mediación constante con la comunidad escolar. Tiene como objetivo comprender las contribuciones de la Orientación Educativa a los consejos de clase participativos en la Educación Básica a través de una revisión bibliográfica sobre el tema. Se analizaron cuatro disertaciones que abordan el tema. Los resultados apuntan a reflexiones sobre las consecuencias de la participación efectiva en los consejos de clase y el importante papel del Asesor Educativo como agente dinamizador de estos espacios.

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Biografía del autor/a

  • Paola Cazzanelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Mestra (2022) e Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2022). Especialista em Ensino de Ciências aos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10! pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). Especialista em Gestão em Educação: supervisão e orientação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2023). Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Avançados sobre Análise Textual Discursiva e Métodos Correlatos da PUCRS. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, Educar pela Pesquisa, educação museal, visitas virtuais, ensino de Ciências, ensino de Agroecologia, escola em tempo integral, reciclagem e Educação em Saúde.

  • Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale (2000), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e pós-doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professora Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs, Mestrado profissional em Educação, vinculada à linha de pesquisa Educação, culturas, linguagens e práticas sociais. É docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório/RS e coordenadora adjunta da Especialização em Atendimento Educacional Especializado. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: educação especial/inclusiva, práticas pedagógicas, Educação Profissional, formação pedagógica de docentes. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Publicado

2023-07-21

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

Los Consejos de Clase Participativos y los aportes de la orientación educativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14849, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14849. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14849. Acesso em: 15 oct. 2025.