Conselhos de Classe Participativos e as Contribuições da Orientação Educacional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14849Palavras-chave:
Conselho de Classe Participativo, Orientação Educacional, Gestão DemocráticaResumo
O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre conselhos de classe participativos e justifica-se pela relevância da prática do Orientador Educacional no ambiente escolar, pautado na comunicação constante e mediação com a comunidade escolar. Tem como objetivo compreender as contribuições da Orientação Educacional aos conselhos de classe participativos na Educação Básica por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foram analisadas quatro dissertações encontradas a partir de descritores. Os resultados apontaram reflexões acerca dos desdobramentos da efetiva participação nos conselhos de classe e o importante papel do Orientador Educacional como agente dinamizador desses espaços.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2023-07-21
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Conselhos de Classe Participativos e as Contribuições da Orientação Educacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14849, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14849. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14849. Acesso em: 1 dez. 2025.

