Algunos ejemplos de ejercicios metacognitivos que promueven el desarrollo conceptual en Matemáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30.14943

Palabras clave:

Aprendizaje matemático, Enseñanza, Libro de texto, Metacognición

Resumen

En este texto, después de una breve introducción al concepto de metacognición y su relevancia educativa, exploramos ejemplos que muestran el proceso metacognitivo enfocado en el desarrollo conceptual, utilizado en textos del Proyecto Libro Abierto de Matemáticas. Como parte de una investigación-acción descriptiva, buscamos sensibilizar a creadores de material didáctico sobre la metacognición. Mediante talleres con estudiantes de secundaria, maestros de primaria y universitarios, demostramos el valor y el impacto de la metacognición en el avance conceptual.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Humberto José Bortolossi, Universidade Federal Fluminense

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UEM, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, tendo atuado em cursos de graduação (presencial e à distância), especialização e mestrado profissional. É coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro e do Projeto de divulgação Conecta Matemática, Atualmente tem se dedicado à questão da divulgação matemática para públicos diversos com diferentes mídias.

  • Lhaylla Lhaylla Dos Santos Crissaff, Universidade Federal Fluminense

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Matemática Aplicada à Computação Gráfica pela PUC-Rio. Professora Associada do Departamento de Geometria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do IME-UFF.

  • Wanderley Moura Rezende, Universidade Federal Fluminense

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, professor do Programa de Metrado em Matemática Profissional em Rede e do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do IME-UFF. 

Publicado

2024-03-05

Número

Sección

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Cómo citar

Algunos ejemplos de ejercicios metacognitivos que promueven el desarrollo conceptual en Matemáticas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14943, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.14943. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14943. Acesso em: 16 oct. 2025.