Alguns exemplos de exercícios metacognitivos que promovem o desenvolvimento conceitual em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30.14943Palavras-chave:
Metacognição, Livro didático, Aprendizagem matemática, EnsinoResumo
Neste texto, após uma breve introdução sobre o conceito de metacognição e de sua importância no contexto educacional, apresentamos e discutimos alguns exemplos que ilustram o processo de articulação metacognitivo com vistas para o desenvolvimento conceitual adotado em alguns textos produzidos para o Projeto Livro Aberto de Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação descritiva. Nosso objetivo é, por meio de nosso relato, sensibilizar os produtores de materiais didáticos para considerarem a metacognição em seu trabalho. A partir de várias Oficinas realizadas com alunos do Ensino Médio, professores da Escola Básica e alunos de licenciatura em que aplicamos as atividades aqui relatadas, pudemos constatar o potencial e a importância a metacognição para promover o desenvolvimento conceitual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

