La formación del docente-investigador y los impactos en el ejercicio de la acción docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16104

Palabras clave:

investigación, formación de docentes, desarrollo profesional

Resumen

La práctica de la investigación ha llegado a considerarse una parte importante del desarrollo profesional docente, actuando como un medio para mejorar la práctica pedagógica a través de la reflexión sobre y en la acción. Así, la cuestión central de este estudio radica en comprender cómo se ha incorporado la investigación en las prácticas de formación docente y cuáles son los impactos de esta integración en el desarrollo profesional de los profesores y en la calidad de la educación. El estudio tiene como objetivo revisar la literatura producida en el ámbito educativo que aborda la investigación desde la perspectiva de la formación docente y el desarrollo profesional. La metodología adoptada fue una revisión sistemática de la literatura, incluyendo disertaciones y tesis publicadas entre 2019 y 2024, disponibles en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de CAPES. Los resultados revelaron que la formación de docentes-investigadores fomenta un enfoque reflexivo en la enseñanza y permite la transformación de prácticas para abordar lo que no está funcionando en este contexto.

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Biografía del autor/a

  • Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

    Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

  • Paula Paraguassú Brandão, Universidade Estácio de Sá

    Nutricionista e Pós-doutora. Tem Graduação em Nutrição (UERJ-2005), Mestrado (2007), Doutorado (2010) em Ciências (FisClinex-UERJ) e Pós-Doutorados: PACC/UFRJ/Coventry University UK (2014); PPGENFBIO/UNIRIO (2016). Tem Especializações: Nutrição Esportiva pela UFRJ (2009); Gastronomia Funcional pela UniSUAM (2015); Fitoterapia pela Estácio (2016). Foi Professora Visitante do Programa de Doutorado PPGEnFBio/UNIRIO (2018 - 2020). É Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição na Estácio de Sá Campus Centro I - Presidente Vargas, Professora da Universidade Celso Lisboa - UCL (desde 2006) e da Estácio de Sá (desde 2019) e de pós-graduações: FINAMA/FCC/PA (desde 2017); UNIT/SE (desde 2018); UCAM/RJ online (desde 2019); UFRJ/EEFD (desde 2017). Foi nutricionista e encarregada de saúde na Marinha do Brasil (2011 2018); Clube Ginástico Português (2007 2010). Nutricionista da Equipe Amazonas Bike de Ciclismo (desde 2005); Nutricionista e Diretora de Saúde da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ de 2009 a 2016). Pesquisadora integrante do LaNuBE e do LABIMH/UNIRIO, Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7440515968891360. É Pesquisadora Colaboradora (PPGEnFBio/UNIRIO desde 2020), International Human Motricity Network (desde 2012), Rede Acadêmica Dialogos en Mercosur (desde 2020). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica e Esportiva, atuando principalmente como pesquisadora nos seguintes temas: Controle de peso, Nutrição Esportiva de alto rendimento, Transtornos Alimentares.

  • Frank Cardoso, Centro Universitário Vale do Cricaré

    Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, pós graduado em Ciências Pedagógicas do Esporte, Gestão Públicas de Cidades e Docência do Ensino Superior. Atualmente é professor do CENTRO UNIVERSITÁRIOVALE DO CRICARÉ - SAO MATEUS no curso de Graduação em Licenciatura/Bacharel da Educação Física, Bacharel em Fisioterapia, Pedagogia e História.. Coordenador do CEP - Comitê de Ética e pesquisa desta instituição. Atuou como coordenador dos Projetos Sociais, PAIES - Programa de Ações Integradas Esportivas da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e CEPAF - Centro de Promoção de Atividade Física da Secretaria Municipal de Saúde. Atuou como Subsecretário Municipal de Lazer e Juventude de 2013 a 2015 e Secretário Municipal de Lazer e Juventude em 2016. Professor Mestre Efetivo na Prefeitura de São Mateus, atualmente trabalhando na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de São Mateus ES. Conselheiro e Membro da diretoria (1 Secretário) do Conselho Regional De Educação Física - CREF 22 ES.

  • José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

    Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro Educação Física e Desenvolvimento Regional, atualmente é Pró-reitor de Inovação, Extensão e Pesquisa e coordena dos Cursos de: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC.. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atuou como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, Hospital Roberto A. Silvares e integrou a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15.

Publicado

2024-11-26

Número

Sección

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência

Cómo citar

La formación del docente-investigador y los impactos en el ejercicio de la acción docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16104, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16104. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16104. Acesso em: 16 oct. 2025.